Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Supremo forma maioria para manter concurso da Polícia Federal neste domingo

A ação em análise foi apresentada por uma candidata de Pernambuco e questionava a realização dos exames em meio à pandemia.

O Sul
por  O Sul
21/05/2021 21:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta sexta-feira (21), para manter a realização do concurso da Polícia Federal, que tem provas marcadas para o próximo domingo (23).

A ação em análise foi apresentada por uma candidata de Pernambuco e questiona a realização dos exames em meio à pandemia, mesmo com restrições de circulação devido à covid-19. Pela primeira vez, a Corte realiza este tipo de votação em apenas um dia. Geralmente, os processos ficam submetidos ao plenário virtual por pelo menos uma semana.

O relator, ministro Edson Fachin, se manifestou pela suspensão das provas por considerar que a União não pode impor a realização das mesmas sem considerar os decretos de municípios ou Estados que estão adotando medidas restritivas em razão da pandemia da covid-19.

O ministro apontou que a realização de provas implicará o deslocamento e a concentração de concursandos em municípios ou estados que estão adotando restrições em atenção às evidências científicas sanitárias, sob o risco de colapso dos seus sistemas – Fortaleza, João Pessoa, Curitiba, Pernambuco e São Luís.

Não se trata de interferência indevida nas competências da União para a realização de seus concursos, mas de sua conformação na repartição cooperativa de competências da federação, havendo este Supremo Tribunal Federal assentado a competência dos estados e também dos municípios para adotar as medidas sanitárias necessárias à contenção da pandemia, as quais seriam, sim, violadas pela realização das provas e inevitável concentração de pessoas”, afirmou o ministro.

Interferência

O ministro Alexandre de Moraes citou que o entendimento da corte sobre a legitimidade de estados e municípios adotarem medidas sanitárias para combater a covid-19 não autoriza “a indevida interferência dos Entes Federativos nas competências da União, no caso, a presunção de necessidade de realização neste momento do concurso público para preenchimento de cargos da Polícia Federal, à fim de manter o quadro mínimo necessário de servidores vinculados a serviço público essencial”.

Ele foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Marco Aurélio e Nunes Marques.

O decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello, se manifestou para dizer que não cabe esse tipo de ação (reclamação) no caso analisado e também afirmou que “o papel essencial e permanente das forças de segurança revela-se ainda mais necessário durante a pandemia, mas destacou que cabe aos organizadores do concurso a adoção de providências emergenciais visando garantir a saúde e integridade dos envolvidos, tais como o uso da máscara, a medição da temperatura, a distribuição de álcool em gel e o adequado distanciamento entre os participantes”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE