VAGAS DE EMPREGO II
Sul do Brasil soma mais de 260 mil novas vagas formais em 2025
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul puxam o saldo positivo, com destaque para os setores de serviços e indústria.
O Paraná lidera a geração de empregos no Sul em 2025, com 102,3 mil novas vagas com carteira assinada até julho. O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado, com mais de 50 mil contratações, seguido pela indústria (21,6 mil), comércio, construção civil e agropecuária. O estado alcançou ainda um estoque recorde de 3,3 milhões de empregos formais.
Em Santa Catarina, o saldo acumulado chegou a 83 mil postos de trabalho nos sete primeiros meses do ano. Somente em junho, foram criadas 6,5 mil vagas, com destaque para os serviços (3.321), comércio e indústria. O crescimento do emprego formal no estado no acumulado do ano é de 3,13%, acima da média nacional (2,59%) e também superior à média da própria Região Sul.
O Rio Grande do Sul aparece com 76 mil novas vagas no período, crescimento de 66% em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram abertas 45,5 mil vagas. O Estado foi o sexto do país em geração de empregos, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Em julho, o saldo foi positivo em 424 vagas, com Gravataí, Pelotas e Gramado entre os municípios que mais contribuíram.