Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Suinocultores podem solicitar prorrogação do certificado de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas

Acsurs diz que os suinocultores gaúchos poderão ter a validade do certificado de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas - Grsc, prorrogada por até trinta dias.

Acsurs
por  Acsurs
20/04/2020 15:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir da solicitação da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), por conta do alastramento do novo coronavírus – Covid-19, os suinocultores gaúchos poderão ter a validade do certificado de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas - Grsc prorrogada por até trinta dias, podendo ser renovada pelo mesmo período. Os pedidos de prorrogação e todo o processo de avaliação serão realizados digitalmente, através de e-mail.

Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador,

O presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, avalia de forma positiva, já que a medida auxilia e facilita o processo para os criadores. “Diante do cenário que estamos vivendo, a medida evita o contato e a aglomeração de pessoas, assim como a visita de pessoas estranhas nas granjas de reprodutores”, frisa.

Além disso, o dirigente da entidade destaca que em tempos difíceis é preciso se ajudar e facilitar o processo de trabalho dos produtores, suinocultores e todos os envolvidos no setor produtivo.

A medida tomada com base no ofício circular nº 26/2020/DSA/SDA/Mapa de 15 de abril de 2020, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS – Seapdr através do Programa Estadual de Sanidade Suídea – Pnss, permanecerá válida enquanto perdurar a pandemia e a emergência de saúde pública internacional.

Quando solicitar?

Coordenadora do Pnss, a médica veterinária e fiscal agropecuária Juliane Webster de Carvalho Galvani explica que os suinocultores devem contatar a inspetoria para solicitar a prorrogação do certificado de GRSC no máximo 30 dias e, no mínimo, 10 dias antes de expirar o prazo da renovação. Mesmo período adotado anteriormente, conforme a ordem de serviço DSA 005/2016, de 6 de junho de 2016, que padroniza a renovação dos certificados Grsc. “Atualmente, não está sendo solicitada a coleta de material para sorologia, mas há procedimentos a serem realizados como a emissão de parecer pela Inspetoria de Defesa Agropecuária - IDA, análise documental e envio das certidões para assinatura em dois órgãos distintos. Para emitirmos as certidões em tempo hábil, solicitamos que os responsáveis adotem os mesmos prazos para o envio do ofício de solicitação de prorrogação da validade do certificado Grsc”, justifica Juliane.

Como solicitar?

A prorrogação dos certificados deverá ser solicitada formalmente, por meio de um ofício assinado, pelo responsável legal ou técnico da Grsc ao Serviço Veterinário Oficial – SVO, conforme aponta o Pnss. O documento deverá ser encaminhado, via e-mail, à IDA onde a granja está cadastrada e também ao Pnss (pnss@agricultura.rs.gov.br). Os e-mails das Idas estão disponíveis no site da Secretaria da Agricultura (agricultura.rs.gov.br) na guia “A Secretaria”, situada no topo do site.

Após a solicitação, a IDA emitirá um parecer com a avaliação da situação da Grsc. Com as informações repassadas, estando corretas, o Pnss emitirá uma certidão de prorrogação do prazo, que será assinada pelas chefias da Defesa Animal da Seapdr e Superintendência do Ministério da Agricultura - Mapa. A certidão será encaminhada por e-mail para a IDA e para a Supervisão Regional.

Para o trânsito dos suínos, a carga deverá estar acompanhada pela Guia de Trânsito Animal – GTA, pelas cópias autenticadas por servidor oficial do certificado Grsc e da certidão de prorrogação do prazo, ou seja, o certificado Grsc.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE