Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/MewtSul
Rio Grande do Sul

Sucessão de extremos de frio e calor trará tempestades e riscos de ciclone ao RS

O ar muito quente vai tomar conta do estado na quarta e na quinta-feira, quando as tardes terão máximas de verão.

MetSul
por  MetSul
13/08/2023 18:31 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O clima será extremo na variação de temperatura no restante deste mês de agosto com picos de frio intenso e outros de muito calor até o final deste mês, antecipa a MetSul Meteorologia. Haverá uma grande alternância entre incursões de ar tropical e frio de origem polar durante as próximas duas a três semanas, agravando o risco de tempo severo.

Agosto é, tradicionalmente, marcado por estas oscilações térmicas grandes. O mês costuma ser de mudanças bruscas de temperatura no Sul do Brasil e não raro um dia tem forte calor e no seguinte faz muito frio. Historicamente, a segunda metade do mês no território gaúcho registra alguns dias de temperatura muito elevada e que em vários anos do passado atingiram marcas tão altas quanto 33ºC a 35ºC, o que deve ocorrer em 2023.

Uma massa de ar frio atua neste momento no Sul do país. O domingo começou com marcas negativas ou perto de 0ºC em muitas cidades gaúchas.  O frio ainda vai ser intenso no começo desta segunda no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e perde mais força a partir de terça, mas logo na sequência se espera o ingresso rápido de ar muito quente que vai elevar acentuadamente a temperatura. Já na tarde de terça se projeta máximas ao redor dos 30ºC no Noroeste gaúcho.

O ar muito quente vai tomar conta do Rio Grande do Sul na quarta e na quinta-feira, quando as tardes devem ser de muito calor com máximas de verão. Na sexta o tempo já muda.

Um ciclone extratropical pode se se formar entre sexta e sábado a Leste do Uruguai, formando uma frente fria que pode avançar por todo o Sul do Brasil com chuva e temporais. Esta frente, por efeito do ciclone, atingiria o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na sequência com chuva no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, além de áreas de Minas Gerais.

Algumas áreas que não registram chuva há semanas ou até meses podem vir a ter precipitação. O ciclone, então, deve impulsionar nova massa de ar frio para o Sul do Brasil no final desta semana com queda acentuada da temperatura e o retorno do frio mais intenso com vento e talvez precipitação invernal no próximo sábado. 

Começará, assim, uma nova sequência de madrugadas frias e com geada, mas que outra vez vai ser curta. Incursões de ar frio em agosto não costumam durar muito e atuam por poucos dias na parte meridional do Brasil. Por isso, logo na sequência, entre os dias 21 e 22 de agosto, ar bastante quente rapidamente voltaria ao Sul do Brasil com acentuada elevação da temperatura e novamente tardes com as marcas nos termômetros mais típica de verão.

Veja a reportagem completa; https://metsul.com/sucessao-de...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE