Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sua pele em dia todos os dias

Docente do Senac Passo Fundo dá dicas para cuidados com a pele na quarentena

Assessoria Senac
por  Assessoria Senac
13/04/2020 15:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mesmo em tempos de isolamento social cuidar da pele diariamente é essencial. Ingerir água com frequência é muito importante, pois a hidratação ajuda a ativar os produtos a serem utilizados. O primeiro passo é identificar o seu tipo de pele. A docente dos cursos de beleza do Senac Passo Fundo, Thaiane Peres Andriollo, explica como fazer. Confira:

  • Para começar, você deve estar com a pele limpa. Depois, pegue um pedacinho de papel higiênico ou papel toalha, e pressione nas regiões do seu rosto, começando pela região "T" (testa, nariz e queixo), e seguindo para a área das bochechas e extremidades do rosto.
  • Se nenhum pedaço do papel ficar úmido, a sua pele é normal/seca. Esse tipo de pele é mais ressecado naturalmente, o que facilita a descamação, rugas e marcas de expressão. “Você deverá investir em uma hidratação mais profunda, e evitar o uso de produtos mais abrasivos”, recomenda a professora.
  • Se somente a área “T” transferir alguma oleosidade para o papel, o tipo de pele é mista. É o mais comum no Brasil e exige cuidados específicos, já que são dois tipos de pele no rosto. “Quanto mais leve for o produto, mais facilmente a pele irá absorvê-lo, equilibrando a oleosidade”, explica a especialista.
  • Já se todas as áreas do rosto transferirem oleosidade para o papel, o tipo de pele é oleosa, produzindo mais sebo que deveria, ocasionando em poros dilatados, brilho excessivo, acne e cravos. Precisa de hidratação com produtos sem óleo na composição (chamados oil free), além de limpezas profundas e constantes. “Nunca exagere na quantidade de vezes que lava a pele oleosa, isso pode causar o chamado efeito rebote, que é o cérebro entendendo que há uma falta de sebo na área, e então passando a produzi-lo em dobro”, avisa a docente.

Depois de descobrir seu tipo de pele do rosto, agora é a hora de utilizar os produtos adequados para cada tipo específico. Veja as dicas:

  • Para limpar a pele, o sabonete deve ser de uso facial, já que a pele do rosto possui um PH diferente da pele do corpo. A limpeza deve ser feita pela manhã e pela noite, diariamente. Se utilizar maquiagem, o uso do demaquilante também é indicado, antes da limpeza com o sabonete. E jamais durma de maquiagem, pois ela obstrui os poros, causando oleosidade, espinhas, mais linhas de expressão e rugas.
  • A hidratação representa a proteção da pele. A especialista afirma que uma pele hidratada cumpre suas funções com mais saúde e eficácia, por isso é importante investir em cuidados que mantenham essa característica. “Ao contrário do que muita gente acredita, todos os tipos de pele precisam de hidratação, até mesmo as mais oleosas. A oleosidade, aliás, é algo natural da pele. Ela começa a incomodar a partir do momento que o corpo começa a produzir mais do que deveria”, afirma.
  • O uso do protetor solar é essencial, até nos dias em que não há sol. Deve ser um produto específico para seu tipo de pele, e ter proteção contra os raios UVA/UVB. Os raios ultravioleta emitidos pelo sol são capazes de danificar o código genético das células, o que provoca problemas sérios, como o câncer de pele. Além disso, ele é responsável por causar manchas e pelo envelhecimento precoce.
  • A esfoliação é outro ponto muito importante no cuidado com a pele. Por isso, a docente do Senac Passo Fundo trouxe algumas dicas para fazer uma esfoliação caseira em tempos de quarentena. “Esta receita é fácil, e pode ser feita uma vez por semana e com produtos que temos em casa”. Você vai precisar de um hidratante para o seu tipo de pele e quatro colheres de sopa de açúcar refinado, para que não agrida a pele. Esse tipo de procedimento deve ser evitado em peles com manchas e melasmas.

Confira como fazer:

1) Adicione em um potinho uma quantidade de hidratante que seja suficiente para cobrir todo o seu rosto e 4 colheres de açúcar refinado. Misture os dois até ficar homogêneo

2) Aplique com as mãos limpas, por todo o rosto

3) Faça movimentos circulares delicados em todo o rosto, para que o açúcar consiga promover uma esfoliação em toda a pele

4) Enxágue seu rosto com água corrente, e aproveite a sensação de pele limpinha e esfoliada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE