Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

STJ autoriza alteração de data para aumentar a aposentadoria do INSS

A advogada Gabriela Menoncin Medeiros explica as mudanças dessa "grande vitória para os segurados do INSS".

Gabriela Menoncin Medeiros
por  Gabriela Menoncin Medeiros
19/01/2020 23:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Até pouco tempo atrás, se um segurado que teve um pedido de aposentadoria negado ingressasse com uma ação judicial contra o INSS e, no processo judicial, não fosse reconhecido tempo suficiente para a concessão do benefício, não haveria outra opção: depois de saber que não conseguiria se aposentar judicialmente, o segurado teria que protocolar um novo pedido de aposentadoria no INSS para que o tempo trabalhado até então fosse computado para a concessão do benefício.

Este engessamento fazia com que inúmeros segurados perdessem valores vultuosos. Não raras vezes, a ação judicial reconhecia que, na data do requerimento administrativo, faltavam poucos meses para a concessão do benefício, deixando de levar em consideração o fato de que, na data da decisão judicial, o segurado já implementava as condições para a concessão do benefício pretendido, obrigando-o a formular novo pedido junto ao INSS para receber uma aposentadoria que já poderia ter sido concedida no próprio processo judicial.

O próprio INSS, atento a esta situação, passou a prever na sua Instrução Normativa a possibilidade da chamada “reafirmação da DER”, consistente no seguinte: se um segurado que protocola um pedido de aposentadoria não implementa as condições para a concessão do benefício na exata data do protocolo, mas acaba implementando-as no curso do processo administrativo (que demora alguns meses para ser analisado), o INSS pode, então, computar o tempo trabalhado posteriormente à data do pedido de aposentadoria para a concessão do benefício. Ao invés de indeferir o pedido, o INSS altera a data do protocolo e considera o tempo trabalhado até então para fins de concessão do benefício.

Só que essa previsão legal regia apenas a atuação do INSS na via administrativa. Enquanto alguns segurados acabavam conseguindo se aposentar administrativamente mediante a aplicação do instituto da “reafirmação da DER”, na via judicial a situação era outra, apesar de o problema ser exatamente o mesmo.

Os primeiros entendimentos judiciais que surgiram, portanto, foram no sentido de não autorizar a aplicação do instituto da “reafirmação da DER” nos processos judiciais, sob o argumento de que ele somente poderia ser aplicado na via administrativa. Assim, aqueles segurados que não implementavam os requisitos para a concessão do benefício, mas que acabavam preenchendo-os logo após o indeferimento administrativo, somente poderiam se aposentar mediante a formulação de novo pedido administrativo.

Não muito tempo depois, o entendimento judicial mudou. Passou a ser reconhecida, então, a possibilidade de cômputo do tempo trabalhado até a data do ajuizamento da ação para a aplicação do instituto da “reafirmação da DER”. Assim, também conseguiriam se aposentar judicialmente aqueles que, na data do protocolo da aposentadoria, não implementavam as condições para o benefício, mas acabavam preenchendo os requisitos mediante o cômputo do tempo trabalhado até a data do ajuizamento da ação.

No entanto, este novo entendimento judicial não resolvia todo o problema, já que, aqueles que implementavam as condições para a aposentadoria logo após a data do ajuizamento da ação, por exemplo, não poderiam se beneficiar do instituto da “reafirmação da DER”.

Foi nesta mesma época que houve a reformulação do Código de Processo Civil, que passou a prever mais claramente a possibilidade de reafirmação da DER em juízo.

A partir de então, não restando mais dúvidas a respeito da possibilidade de utilização do instituto da “reafirmação da DER” nos processos judiciais, o Poder Judiciário passou a questionar até quando a mesma poderia ocorrer. Esse questionamento era de suma importância, já que as decisões eram bem conflitantes: enquanto alguns juízes diziam que somente poderia ser computado o tempo trabalhado até o ajuizamento da ação, outros diziam que poderia ser computado o tempo até a data da sentença, ou, então, até a data da decisão proferida em grau de recurso (2º grau de jurisdição).

Foi assim que o Superior Tribunal de Justiça, pondo um fim nesta controvérsia, julgou o Tema 995 no final do ano de 2019, sob a sistemática dos recursos repetitivos. Em decisão que vincula os demais juízes e tribunais do país, o STJ decidiu favoravelmente aos segurados do INSS, reconhecendo que a “reafirmação da DER” pode ocorrer até a data do julgamento do recurso interposto contra a sentença (acórdão prolatado pela instância de 2º grau).

Trata-se, portanto, de uma grande vitória para os segurados do INSS. Agora, todo e qualquer segurado que não preencha os requisitos para a concessão de benefício na data em que foi protocolado o pedido no INSS, mas que, computando o tempo trabalhado a partir de então, implemente as exigências no curso do processo judicial, poderá ver o seu direito à aposentadoria reconhecido da própria ação, com a possibilidade, inclusive, de receber os atrasados desde quando a aposentadoria seria devida, dispensando, com isso, a necessidade de novo requerimento administrativo.

Gabriela Menoncin Medeiros é advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 79.486 e Pós Graduada em Direito Previdenciário pela Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: gab.gmm@gmail.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE