Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

STF forma maioria para acabar com prisão especial a pessoas com diploma de nível superior

Trecho da norma que prevê prisão provisória diferenciada vai ser declarado inconstitucional; julgamento termina nesta sexta-feira

Portal R7
por  Portal R7
30/03/2023 19:24 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira para declarar a inconstitucionalidade da prisão especial para pessoas com diploma de ensino superior. De acordo com a maior parte dos ministros da Corte, a medida é discriminatória e não há justificativa para que pessoas submetidas à prisão recebam tratamento diferenciado com base no grau de instrução acadêmica.

Segundo o Supremo, pessoas com diploma de curso superior só poderão ter direito a prisão especial caso seja constatada qualquer tipo de ameaça à integridade física, moral ou psicológica pela convivência com os demais presos – regra já prevista na Lei de Execução Penal, independentemente de grau de instrução.

O caso passou a ser analisado pelo STF em 2015, quando a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma ação para derrubar a validade da norma. A regra, prevista no Código Penal, é aplicada quando uma pessoa com diploma de curso superior precisa ficar presa de forma provisória até receber a condenação definitiva.

O ministro Alexandre de Moraes relatou a ação. Segundo ele, a separação de presos provisórios por nível de instrução ajuda na “perpetuação de uma inaceitável seletividade socioeconômica do sistema de justiça criminal e do direito penal, tratando-se de regra incompatível com o princípio da igualdade e com o próprio Estado Democrático de Direito”.

“A precariedade do sistema prisional brasileiro não legitima a concessão a pessoas com melhor instrução formal da possibilidade de serem encarceradas em acomodações distintas e, presumivelmente, melhores. Afinal, os direitos que a Constituição confere ao cidadão preso devem ser assegurados a todos indistintamente, não sendo possível considerar, absolutamente, qualquer justificativa idônea que preferencie o bacharel em detrimento das demais pessoas submetidas à restrição cautelar de liberdade”, acrescentou o ministro.

Já seguiram o entendimento dele os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. O julgamento termina nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE