Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Sputnik V previne Covid-19 em até 91,4%, aponta estudo de fase 3

Comunicado foi divulgado pelos desenvolvedores da vacina após análise de 22,7 mil voluntários.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
14/12/2020 13:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Resultados da fase 3 de testes da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, mostram que o imunizante contra a Covid-19 tem 91,4% de eficácia. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (14), mas ainda não estão publicadas em uma revista científica.

Os dados da fase 3 demonstram ainda que nenhum dos 17 mil vacinados desenvolveu formas graves da doença. Nos grupo que recebeu placebo ocorreram 20 casos. Ao todo, foram analisados dados de 22,7 mil voluntários.

Foto: Instituto Gamaleya/Divulgação

Outro fator importante é a segurança da vacina. O Instituto Gamaleya afirma que “nenhum evento adverso inesperado foi identificado como parte da pesquisa” e acrescenta que “as condições de saúde dos participantes serão monitoradas por pelo menos 6 meses após o recebimento da primeira imunização”.

Os efeitos colaterais mais comuns foram febre, fraqueza, cansaço e dor de cabeça. “Com base nos dados obtidos no terceiro ponto de controle, o Gamaleya elaborará um relatório que será utilizado para submeter para registro acelerado a vacina Sputnik V em vários países”, diz a nota.

A Sputnik V utiliza uma tecnologia semelhante à vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. São explorados vetores virais de adenovírus humanos (que causam resfriado comum) para acoplar partes do coronavírus causador da Covid-19 (SARS-CoV-2), induzindo a formação de anticorpos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE