Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

SpaceX lança 1ª missão espacial com apenas civis a bordo

Tripulação é composta por um empresário, uma assistente médica, um ex-veterano da Força Aérea dos EUA e uma professora.

AFP
por  AFP
13/09/2021 10:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A SpaceX lançará quatro pessoas ao espaço na quarta-feira (15) em uma missão de três dias, a primeira a orbitar a Terra com astronautas não profissionais a bordo, e com a qual a empresa de Elon Musk entra na corrida do turismo espacial.

A missão "Inspiration4" fecha um verão boreal no qual os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos cruzaram a fronteira espacial com as espaçonaves Virgin Galactic e Blue Origin, respectivamente, com alguns dias de intervalo em julho.

REPRODUÇÃO: TWITTER (@SPACEX)

O vôo da SpaceX foi fretado pelo bilionário americano Jared Isaacman, fundador de 38 anos e CEO da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payment. Ele também é um piloto experiente.

O preço que Isaacman pagou à SpaceX é desconhecido, mas é da ordem de dezenas de milhões de dólares.

A missão em si é muito mais ambiciosa em escopo do que os poucos minutos de leveza que os clientes da Virgin Galactic e da Blue Origin pagaram.

A cápsula Crew Dragon da SpaceX voará além da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"O risco não é zero", disse Isaacman em um episódio de um documentário da Netflix sobre a missão.

"Você está viajando em um foguete a 28 mil quilômetros por hora ao redor da Terra. Nesse tipo de ambiente, há riscos", completou.

A SpaceX já trouxe nada menos que dez astronautas para a ISS em nome da Nasa, mas esta será a primeira vez que astronautas não profissionais viajarão.

A decolagem está agendada para quarta-feira à meia-noite (horário local, terça-feira às 21h de Brasília) da plataforma de lançamento 39A no Kennedy Center da Nasa na Flórida, onde as missões Apollo à Lua decolaram.

"Vá para a Lua?"

Além de Isaacman, que é o comandante da missão, três figuras não públicas foram escolhidas para a viagem por meio de um processo que foi anunciado pela primeira vez em fevereiro, no Super Bowl.

Cada membro da tripulação foi escolhido para representar um pilar da missão.

A mais nova, Hayley Arceneaux, 29, é uma sobrevivente de câncer ósseo infantil, que representa a "esperança". Ele será a primeira pessoa com uma prótese a ir para o espaço.

"Vá para a Lua?" ele perguntou quando lhe ofereceram um lugar na missão.

"Aparentemente, as pessoas não vão lá há décadas. Aprendi isso", ele riu do documentário.

Ela foi escolhida porque trabalha como assistente médica em Memphis para o Hospital St. Jude, beneficiário do evento de arrecadação de fundos Inspiration4.

O assento "generosidade" foi para Chris Sembroski, 42, um ex-veterano da Força Aérea dos Estados Unidos que trabalha na indústria de aviação.

O último assento representa "prosperidade" e foi oferecido a Sian Proctor, uma professora de ciências de 51 anos que em 2009 perdeu por pouco a chance de se tornar uma astronauta da Nasa. Ela será a pilota da missão, auxiliando o comandante.

Da esq. p/ dir: Chris Sembroski, Jared Isaacman, Hayley Arceneaux e Sian Proctor REPRODUÇÃO: TWITTER (@INSPIRATION4X)

Meses de treinamento

O treinamento da tripulação durou vários meses e incluiu experimentos com alta força G em uma centrífuga, um braço gigante que gira em alta velocidade.

Eles também fizeram voos parabólicos para experimentar a ausência de peso por alguns segundos e completaram uma caminhada na neve em alta altitude no Monte Rainier, no noroeste dos Estados Unidos.

Eles passaram um tempo na base da SpaceX, embora o vôo em si seja completamente autônomo.

Durante os três dias em que estiverem em órbita, eles serão testados quanto ao sono, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas.

Os testes serão realizados antes e depois da missão para estudar o impacto da viagem em seus corpos.

A ideia é acumular dados para futuras missões com passageiros particulares.

O objetivo declarado da missão é tornar o espaço acessível a mais pessoas, embora as viagens espaciais permaneçam por enquanto apenas parcialmente abertas a poucos privilegiados.

"Em toda a história da humanidade, menos de 600 seres humanos alcançaram o espaço", disse Isaacman. "Estamos orgulhosos de que nosso voo ajude a influenciar todos aqueles que viajam depois de nós."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE