Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

SpaceX envia remédio contra a Covid-19 para o espaço

Será a primeira vez que qualquer pesquisa relacionada à Covid-19 será realizada na Estação Espacial Internacional.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
06/12/2020 22:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O centésimo lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX neste domingo (6) enviou três quilos de carga para serem estudados na Estação Espacial Internacional da NASA (ISS). 

A principal delas é o medicamento Remdesivir, utilizado contra a Covid-19 e o primeiro aprovado para o tratamento da doença pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano equivalente à Anvisa.

O remédio antiviral, contudo, não apresentou eficácia contra a doença em um estudo global patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já para o FDA, ele encurtou o tempo de recuperação de alguns pacientes em cerca de um terço.

Mas por que o Remdesivir vai para o espaço? A estação espacial tentará entender melhor como o remédio interage com um dos seus principais ativos, a ciclodextrina, e assim, melhorar a eficiência do medicamento. Será a primeira vez que qualquer pesquisa relacionada à Covid-19 será realizada na Estação Espacial Internacional.

Já é comum o envio de materiais para serem estudados na estação espacial. Os astronautas realizam experiências na ISS há pelo menos 20 anos. A pesquisa e a ciência na órbita da Terra não é apenas extremamente importante na preparação para a exploração espacial contínua, mas também beneficia a vida na Terra.

Descobertas e avanços nas áreas da medicina, engenharia e agricultura já foram observadas, e a partir de agora, as missões pretendem auxiliar na luta contra a Covid-19 através dos estudos na microgravidade. Atualmente, cerca de 250 investigações científicas e de pesquisa estão em curso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE