Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul alerta para os cuidados com lentes de contato no verão

O contato da água da piscina e do mar com as lentes pode causar desde irritações oculares leves até infecções graves

O Sul
por  O Sul
04/02/2023 14:13 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O verão requer mais cuidados com a saúde ocular para as pessoas que usam lentes porque o contato com piscinas e praias pode gerar alguns danos aos olhos. A exposição a esses ambientes aumenta a vulnerabilidade a doenças oculares graves que podem ocasionar problemas irreversíveis à visão, alerta a Sorigs (Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul).

“É um momento em que aquelas pessoas que usam lentes precisam ter um cuidado redobrado com os olhos. Isso porque tanto a água da piscina quanto a do mar podem ter grande potencial de contaminação e, como a lente de contato diminui a sensibilidade à dor, muitas vezes o paciente pode não perceber que está iniciando um processo infeccioso. Isso pode causar danos irreversíveis para a visão”, disse o presidente da Sorigs, Marcos Brunstein.

O contato da água da piscina e do mar com as lentes pode causar desde irritações oculares leves pelos compostos químicos e sal até infecções graves e de difícil tratamento. O presidente da Sorigs reforça a importância de, nesses casos, buscar ajuda médica. “É fundamental que o paciente procure um médico oftalmologista ao perceber algum desconforto ocular. A busca rápida por orientação médica é muito importante para evitar danos mais graves”, disse o especialista.

Cuidados

A primeira recomendação é evitar o uso de lentes no mar ou na piscina para não ter risco de contaminação. Caso isso seja inevitável, opte pelas lentes de descarte diário e faça isso logo após o contato com a água do mar ou da piscina. Levar o estojo das lentes para a praia, por exemplo, também não é recomendado, pois, além da exposição a temperaturas extremas, o ambiente aumenta a chance de contaminação.

Devido à exposição ao mar, piscina e ambientes com ar-condicionado, o uso de colírios lubrificantes é recomendável para manter a higiene e o conforto, mas é importante que a utilização passe pela recomendação de um oftalmologista. Sempre é bom ter consigo óculos de grau para substituir as lentes e deixar os olhos “respirar”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE