Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini/CP
Tech

Sites do governo gaúcho sofrem ataque cibernético e estão fora do ar

Secretário garante retomada dos sites do governo do RS até o final do dia

G1
por  G1
08/02/2022 16:14 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (8) após um ataque cibernético. Os painéis de controle de mortes e casos por Covid-19 e da vacinação contra a doença seguem no ar.

Em nota, o Palácio Piratini informou que "houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS" e que todas as providências já foram tomadas. 

Tanto o site principal do governo estadual, quanto os sites individuais de cada secretária não estão funcionando. Em nota, o governo confirmou que alguns serviços foram afetados, porém não especificou quais.

Nota do Governo do RS

Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.

Secretário garante retomada dos sites do governo do RS até o final do dia

O secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Gastal, disse que os sites deverão voltar à normalidade até o final do dia. Ele afirmou ainda que a prioridade do momento é realizar todos os testes necessários para que as 18 páginas invadidas possam retornar a funcionar de forma integral e segura. Após, a Procergs deve iniciar o processo de rastreamento para identificar a origem do ataque ou uma possível falha de segurança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE