Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Sites do governo do RS voltam ao ar depois de ataque hacker

O ataque foi registrado à 1h e identificado pelas equipes à 1h19, o que levou os portais a serem tirados do ar por precaução antes das 2h.

Vagner Benites /Ascom SPGG
por  Vagner Benites /Ascom SPGG
08/02/2022 21:51 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os sites do governo estadual que estavam indisponíveis desde a madrugada de terça-feira (8/2) voltaram ao ar às 19h30. Em alguns ainda são feitos ajustes. O acesso indevido que deixou os portais fora de uso colocou em ação o plano de contingência desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela administração das páginas. O ataque foi registrado à 1h e identificado pelas equipes à 1h19, o que levou os portais a serem tirados do ar por precaução antes das 2h. Desde então, os servidores trabalhavam para restabelecer o acesso.

O ataque aos sistemas se deu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais. Com isso, os horários agendados pela população em serviços vinculados ao governo estadual foram cumpridos ao longo do dia, com restrição apenas à realização de novos agendamentos, funcionalidade agora novamente disponível.

Investimentos em segurança

A modernização de processos e a digitalização de serviços são alguns dos princípios orientadores da gestão estadual, e a sua consolidação passa necessariamente pelo investimento em segurança digital, além da atenção para o respeito à legislação ligada ao tema, como a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, destaca os esforços da administração para o cumprimento das exigências de segurança e a prontidão na resposta pela Procergs.

No período 2022/2023 estão previstos cerca de R$ 90 milhões para investimento em segurança e modernização dos sistemas da Procergs.

“A discussão sobre a segurança da informação é uma necessidade do mundo atual e uma constante no governo, por isso já vínhamos adotando uma série de medidas que permitem minimizar os impactos. O trabalho auxilia a evitar esse tipo de ocasião, mas, ainda assim, é possível de ocorrer”, ressalta Gastal.

Com a volta ao ar em segurança dos portais do governo estadual, a equipe da Procergs buscará a identificação da autoria dos ataques para a adoção das medidas pertinentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE