Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Site do Ministério da Saúde é alvo de ataque hacker

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético

O Sul
por  O Sul
10/12/2021 08:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) foi alvo de hackers no início da madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar. Na página, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

Foto: Reprodução

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificulta o rastreamento dos criminosos. Esse tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, escreveu o grupo no site.

O portal ConecteSUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e de interação com o SUS (Sistema Único de Saúde) – ligado ao Ministério da Saúde –, também foi afetado, saiu do ar e exibiu a mesma mensagem. O aplicativo do ConecteSUS, usado em celulares, não foi atingido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE