Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Sistema prisional alcança a meta de produção de 100 mil máscaras de proteção

Os acessórios são confeccionados totalmente por mão de obra prisional e envolvem cerca de 200 presos em 24 casas prisionais de todas as regiões do Estado.

Seapen/ Susepe
por  Seapen/ Susepe
28/05/2020 13:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sistema prisional do Rio Grande do Sul atingiu, nesta semana, a meta de produção de 100 mil máscaras de proteção. Os acessórios são confeccionados totalmente por mão de obra prisional e envolvem cerca de 200 presos em 24 casas prisionais de todas as regiões do Estado.

A meta inicial era produzir esse número em um mês, afirma Elisandra Minozzo, chefe do trabalho prisional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe. Mas Elisandra explica que as atividades não acabarão por aqui: "como não temos previsão exata do final da pandemia, daremos continuidade ao projeto, com a mesma meta mensal".

Ao todo, foram produzidas mais de 110 mil máscaras, que são utilizadas pelos presos e pelos servidores, de acordo com as normas de saúde e as normas técnicas internas. Além disso, parte da produção é doada. Já foram oferecidas a outras instituições, parceiros ou para a comunidade pouco mais de 27 mil unidades.

Embora a produção seja feita pelos presos, os servidores também são peça fundamental nesse trabalho. A delegada da 8ª Região Penitenciária, Samantha Longo, deixa claro a felicidade dos servidores em fazerem parte deste projeto. "Nos sentimos emocionados, em razão de ter, neste momento — de pandemia — uma forma de retornar a servidores, apenados e comunidade, todo o auxílio que prestam aos presídios", conta Samantha.

A delegada também destaca a importância desse trabalho para as apenadas, já que assim, além de elas "terem uma ocupação diária, que traz benefícios pessoais, também contribuem com a sociedade", explica.

O trabalho prisional é uma das principais diretrizes da Seapen e da Susepe. O secretário, Cesar Faccioli, destaca: "este número que atingimos agora comprova o acerto de termos apostado nessas oficinas e o quanto elas podem ser positivas para a sociedade".

O Superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, concorda com Faccioli. "O trabalho é de extrema importância para a recuperação dos presos. Essas oficinas também mostram o compromisso da Secretaria e da Superintendência com toda a sociedade", diz Veiga.

Casas prisionais que estão produzindo máscaras:

Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba
Penitenciária Estadual de Canoas 1
Penitenciária Estadual de Canoas 2
Presídio Estadual de Erechim
Presídio Estadual Feminino de Torres
Presídio Estadual de Vacaria
Presídio Estadual de Cruz Alta
Penitenciária Estadual de Porto Alegre
Presídio Regional de Santa Maria
Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves
Presídio Estadual de Santa Rosa
Penitenciária Modulada Estadual de Osório
Presídio Estadual Feminino de Lajeado
Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier
Presídio Estadual de Espumoso
Penitenciária Estadual de Rio Grande
Presídio Regional de Caxias do Sul
Presídio Estadual de Santana do Livramento
Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos
Presídio Estadual de Getúlio Vargas
Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana
Presídio Estadual de São Borja
Instituto Penal Feminino de Porto Alegre
Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE