Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Sistema de Avaliação da Educação Básica será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro

A ação é realizada pelo Inep e visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira.

Governo RS
por  Governo RS
13/11/2021 07:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental responderão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 entre 16 de novembro e 10 de dezembro. A ação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país.

A coordenadora de avaliações institucionais da Seduc, responsável pelo Saeb no Estado, Salete Albuquerque, destaca a importância da participação dos estudantes. "Este é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino que temos no país. As notas, juntamente com os dados do fluxo escolar, resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A colaboração das nossas escolas é fundamental", explica.

Esta edição terá a participação amostral de turmas de escolas da Educação Infantil, por meio de questionários, a aplicação amostral de provas de Língua Portuguesa e Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, também serão aplicados os questionários eletrônicos para diretores, secretários municipais de Educação e professores ou auxiliares de sala da Educação Infantil.

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE