Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sindilojas Alto Uruguai faz 60 anos de serviços voltados ao comércio varejista de Erechim e Região

São seis décadas de representatividade e trabalho em defesa do setor terciário.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
13/10/2020 10:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com uma base territorial de 25 municípios, o Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho – Sindilojas Alto Uruguai - comemora, nesta quarta-feira, 14, 60 anos de um trabalho voltado aos interesses do comércio varejista. Nestas seis décadas de história, a entidade acompanhou o desenvolvimento da cidade e da região e atuou com muita seriedade e compromisso na representatividade e na defesa do setor terciário. Seus dirigentes e quadro social empenharam-se em questões de defesa da categoria do comércio varejista e seu foco de serviços orientou-se, e continua orientando-se, em favor da comunidade.

A entidade, na condição de Sindicato Empresarial do Comércio tem como atribuições principais a representatividade nas negociações de Convenções Coletiva de Trabalho e articulações conjuntas junto aos órgãos políticos e governamentais, desenvolvendo suas atividades para beneficiar e representar a classe do comércio varejista.

Divulgação

O Sindilojas Alto Uruguai tem como base territorial 25 municípios: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Erebango, Erval Grande, Estação, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos. A categoria hoje é composta por cerca 4 mil estabelecimentos comerciais em toda a sua base territorial.

ATUAÇÃO

O Sindicato atua na representação direta de seus filiados em questões como fiscais tributárias, dissídios coletivos; segurança pública e economia informal, junto aos poderes públicos nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal. Entre as suas principais prerrogativas estão a representação individual ou coletiva dos seus associados perante autoridades judiciárias ou administrativas e a promoção de negociações coletivas de trabalho e solução de Dissídios, através da conciliação. É o órgão oficial que mantém a harmonia nas relações de trabalho entre patrões e trabalhadores.

LOCALIZAÇÃO

Localizado em pleno centro de Erechim, em área de fácil acesso, o Sindicato quer fazer de sua marca a expressão máxima de liderança na defesa dos interesses dos empresários atuantes do Setor. Sua fundação ocorreu em 14 de outubro de 1960, mas sua Carta Sindical só foi expedida pelo Ministério do Trabalho em 29 de novembro de 1961 com a função de atuar como sindicato representativo da categoria econômica do Comércio Varejista, de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. O Sindilojas está registrado na Confederação Nacional do Comércio – CNC - e é filiado ao sistema Fecomércio/RS.

Para o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, a entidade almeja que os comerciantes se unam cada vez mais ao Sindilojas Alto Uruguai “para fazermos a diferença, com força e uma atuação ética e transparente, voltada ao bem-estar da comunidade empresarial do comércio varejista de bens e serviços", comenta Miola. Segundo o presidente da entidade, "é possível ter um grupo grande de associados agindo em nome da comunidade não só de Erechim, mas regional, nos 25 municípios onde está presente, sem interesses pessoais". "Queremos garantir cada vez mais ações voltadas para o benefício dos comerciantes", completa o empresário, lembrando que a "união transforma a categoria e a torna mais forte". Atualmente, as principais pautas do Sindilojas Alto Uruguai são o combate à informalidade e à carga tributária excessiva.

SUA HISTÓRIA

A história do Sindilojas Erechim iniciou muito antes de 1960. A entidade foi constituída a partir da transformação da Associação Profissional do Comércio de Erechim em Sindicato do Comércio Varejista durante uma Assembléia Geral Extraordinária realizada em 14 de outubro de 1960, nas dependências do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, convocada pelo presidente da Associação, Jaime Luiz Lago, e que contou com a presença de diversos comerciantes da época. Conforme a ata da fundação do Sindilojas, Jaime Lago defendeu a transformação dessa Associação falando sobre os benefícios que um sindicato da categoria traria para o município e ao comércio da cidade. Argumentou, também, que para ter representatividade seria necessário obter o reconhecimento do Ministério do Trabalho, através da Carta Sindical. Jaime Lago acrescentou que a nova entidade estaria vinculada à Federação do Comércio Varejista do Estado.

OS NOMES DA HISTÓRIA

O Sindilojas teve cinco presidentes: Jayme Luiz Lago, Sebastião Alves Machado, Elírio Erenestino Toldo, Ricardo Meneguzzo, José Brisamar Mendes Vasconcellos e Francisco José Franceschi, e desde 2 de março de 2018, José Gelso Miola está no comando da Entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE