Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Sindicatos dos Árbitros do RS divulga nota de repúdio após críticas do Juventude a Daronco

Em um dos pontos da nota, a entidade tenta expor contrariedade nas declarações vindas do vestiário alviverde.

Pioneiro
por  Pioneiro
29/02/2020 22:10 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A polêmica após a derrota do Juventude por 3 a 0 para o Grêmio, na abertura do segundo turno do Campeonato Gaúcho, segue forte. As declarações do presidente alviverde Walter Dal Zotto Jr. e de alguns atletas sobre a atuação do árbitro Anderson Daronco na Arena do Grêmio foram repudiadas pelo Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul (Safergs).

Mateus Bruxel / Agencia RBS

Segundo a nota, assinada por Maicon Zuge, presidente do sindicato, diz que a entidade representativa dos árbitros 'não admite que o caráter, a honra e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana por atletas e/ou dirigentes despreparados que procuram colocar em terceiros a culpa por sua incompetência e insucesso'.

Em um dos pontos da nota, a entidade tenta expor contrariedade nas declarações vindas do vestiário alviverde.

" O dirigente do Juventude ainda complementou afirmando que “existe um complô com contra o Interior”. As acusações levianas e difamatórias não podem prosperar, pois o último clube a ser campeão no RS foi a SER Caxias (clube do Interior)".

Confira a nota completa do Safergs:

O Sindicato dos Árbitros de Futebol Do Estado Do Rio Grande Do Sul – SAFERGS vem a público repudiar as palavras proferidas nas emissoras de rádio, televisão e mídia em geral pelo Sr. Walter Dal Zotto Junior, presidente do E.C. Juventude, em face da atuação do árbitro associado ao Safergs e integrante do seleto quadro da FIFA, Anderson Daronco, em partida disputada neste sábado (29) pelo Campeonato Gaúcho 2020, Taça Francisco Noveletto Neto, entre Grêmio e Juventude.

Após o jogo, Anderson Daronco foi levianamente tachado, entre outras adjetivações, de “mal-intencionado” por suas decisões tomadas no jogo, bem como em partidas anteriores que dirigiu, pois segundo o Sr. Dal Zotto, “Ou é perseguição ou ele (Daronco) é mal intencionado”.

O dirigente do Juventude ainda complementou afirmando que “existe um complô com contra o Interior”. As acusações levianas e difamatórias não podem prosperar, pois o último clube a ser campeão no RS foi a SER Caxias (clube do Interior).

Tal atitude trata-se obviamente de uma manobra surrada, na qual dirigentes e/ou atletas buscam com tais manifestações transferir a responsabilidade por eventual ineficiência técnica ou derrota à arbitragem.

Como se não bastassem as palavras levianas do presidente ao final do jogo contra o árbitro Anderson Daronco, o jogador Marcelo Carné, do Juventude, antes de sair do gramado ofendeu publicamente o árbitro com as seguintes palavras: “Tenta se impor porque é malhado, forte, mas se encontrar ele na rua, se afina. É uma palhaçada.” A declaração foi dada ao ser entrevistado pelo repórter da RBS TV e SporTV Victor La Regina.

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul despreza e repudia veementemente tais manifestações, posto que atletas e dirigentes se utilizam de tais manobras com o nítido objetivo de transferir a responsabilidade pela incapacidade e insucesso demonstrado na competição.

Importante destacar que nos orgulhamos desta honrosa função que desempenhamos, a qual fazemos com total isenção e imparcialidade! Este Sindicato é formado por pais e mães de família, que deixam seus lares para contribuir com o desporto, e, em hipótese alguma, irá admitir ser ofendido em nossa honra por ninguém, seja por qualquer atleta, membro de comissão técnica ou dirigente que queira justificar o fracasso, o insucesso e a incapacidade de sua equipe colocando em dúvida o caráter e a lisura de nossos associados, que entram em campo com o único objetivo de aplicar as regras do jogo a este esporte que tantas emoções suscitam em todos os brasileiros.

O Safergs, através de sua Diretoria e de seus associados, esclarece que respeita o trabalho sério desenvolvido pelos atletas, membros de comissão técnica e dirigentes que atuam no futebol, todavia não admite que a integridade moral de seus sindicalizados, como no caso em questão, seja vulnerada, assim como não admite que o caráter, a honra e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana por atleta e/ou dirigente despreparados que procuram colocar em terceiros a culpa por sua incompetência e insucesso.

Maicon Soes Zuge

Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do RS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE