Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sicredi UniEstados: Uma gigante prestes a completar 40 anos

O presidente do Sicredi Uniestados, Adelar Parmegiani, recebeu a reportagem do Portal AU Online e contou e história da Cooperativa.

Da Redação
por  Da Redação
24/02/2021 13:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Sicredi UniEstados orgulha Erechim e região. A cooperativa que está prestes a completar 40 anos tem extrema importância no desenvolvimento da região.

Para contar um pouco desta história, o presidente da Sicredi Uniestados, Adelar Parmegiani, recebeu a reportagem do Portal AU Online. Parmegiani contou que a história da Sicredi iniciou na década de 80 e até o ano de 1992, a cooperativa chamava-se CREDIREL e era filiada a COCECRER - RS. A cooperativa estava localizada junto com as instalações da Cotrel na Avenida Santo Dal Bosco.

O quadro social era composto por poucos associados e não haviam Unidades de Atendimento nos municípios circunvizinhos, onde as operações e negócios eram realizados somente no município de Erechim, que atendia associados dos demais municípios da região.

Adelar Parmegiani contou que a partir do ano de 1992, começaram as mudanças com a alteração da razão social, a qual a partir de então passou a se chamar Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda - Sicredi Erechim. A alteração deu-se pelo fato da decisão de todas as cooperativas em conjunto com a COCECRER-RS e suas filiadas unificarem-se sob a denominação de Sicredi, em representação ao Sistema de Crédito Cooperativo.

De acordo com o presidente da Sicredi UniEstados, no ano de 2001, por necessidade e falta de espaço físico, ocorreu a mudança de endereço da matriz da cooperativa, a qual até então era em conjunto com a sede da Cotrel, migrando então, para a Rua Alemanha, com instalações amplas, confortáveis e modernas.

Em outubro de 2006, com uma estrutura fortalecida e bem vista pelo Banco Central do Brasil, conseguiu-se a aprovação do BACEN para se constituir em cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados. Também no mesmo ano, é concedida pelo BACEN a autorização para ampliação da área de ação para o estado de Santa Catarina, na qual ficou definido que a Sicredi Norte RS/SC, iria atuar também em 24 municípios deste Estado.

Em 2008, a Sicredi Norte RS/SC mudou sua sede para um espaço ainda melhor, mais amplo e confortável, na Rua Euclides da Cunha, 71, em Erechim/RS. Dessa forma pode acomodar seus mais de 30 colaboradores e atender da melhor forma seus fornecedores. Em 2013, a cooperativa comprou está sede.

Parmegiani disse que outro momento muito importante para a Cooperativa aconteceu no ano de 2018, onde através da Central Sicredi Sul Sudeste, aconteceu a expansão das cooperativas do RS e SC para o Estado de Minas Gerais. Dessa forma, a Sicredi Norte RS/SC passa a se chamar Sicredi UniEstados, abrangendo em sua área de ação os três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, com 73 municípios tendo a presença da Sicredi UniEstados. Em março de 2019 foram abertas as duas primeiras agências da cooperativa em solo mineiro.

Parmegiani destacou que em 40 anos a Sicredi teve muitos desafios e incertezas, mas também um sucesso muito grande que trouxe a cooperativa até o patamar que se encontra hoje.

Para receber as notícias do AU clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE