Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sicredi UniEstados forma mais uma turma do Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural

O Programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, é destinado aos produtores associados e visa o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais

Jéssica Bernardi/Sicredi UniEstados Erechim
por  Jéssica Bernardi/Sicredi UniEstados Erechim
24/11/2021 15:49 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Criado em 2019, o Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural da Sicredi UniEstados formou, no final da manhã desta terça-feira, 23, mais uma turma com 19 famílias pertencentes a municípios de sua área de abrangência no Rio Grande do Sul. O Programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, é destinado aos produtores associados e visa o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais. Como é um programa voltado para toda a família, o total de pessoas capacitadas para a gestão da propriedade chega a mais de 70 pessoas.

Segundo o Assessor de Segmentos Agro na Sicredi UniEstados, Fabiano Noronha, o Gestão e Sucessão na Propriedade Rural tem três pilares que o norteiam: Educação em Gestão da Propriedade, Gestão Financeira e o D-Olho na Qualidade, voltado para a qualidade e organização de toda a propriedade.

Para chegarem à formatura, os produtores rurais passaram por estes módulos de aprendizado ao longo de aproximadamente nove meses. Foram realizadas palestras sobre Sucessão Familiar na Propriedade Rural e palestra sobre Educação Financeira, assim como, consultorias realizadas diretamente nas propriedades. As consultorias abordaram Gestão Financeira, voltada a necessidade de cada propriedade: fluxo de caixa, custos de produção, balanço patrimonial e análise de investimentos e também a realização de consultorias técnicas: gado de corte, gado de leite, lavoura de grãos e mapeamento da propriedade. Finalizando, o grupo participou também do programa D-Olho na Qualidade Total Rural/5S’s, o qual possui capacitação em sala de aula e consultorias nas propriedades e busca desenvolver competências para conhecer e praticar o D-Olho (descarte, organização, higiene e ordem mantida), e implementá-lo na propriedade rural, criando um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, e respeitando a relação com o meio ambiente.

PARCERIA IMPORTANTE

A coordenadora do Sebrae/RS de Erechim, Silvana Burguemmaier, destaca o trabalho de capacitação junto aos produtores rurais com relação à sucessão familiar e às melhorias das propriedades por meio de capacitações no sentido de prepará-los para obterem um maior resultado e um maior desenvolvimento. Para Silvana, a parceria com a Sicredi UniEstados é muito importante, pois o público alvo são os produtores rurais associados da cooperativa em toda a região de sua área de abrangência.

As famílias de associados são indicadas pelas agências da Sicredi UniEstados por possuírem jovens com disposição de permanecer no meio rural e dar continuidade ao negócio dos seus pais.

SUCESSÃO NA PROPRIEDADE RURAL É UM PROCESSO

O vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Caramori, falou sobre a importância de se realizar uma boa sucessão na propriedade rural. Segundo ele, isso não acontece de um dia para o outro. “É um processo”, afirmou.

Segundo ele, é necessário que haja uma profunda reflexão quanto às mudanças comportamentais e de visão sobre o negócio familiar, bem como valorizar o histórico de cada um, tanto pela perspectiva dos pais quanto dos filhos. “A sucessão vai além das questões técnicas. Nos deparamos com a complexidade do relacionamento de gerações e o quanto a capacidade de diálogo pode fazer a diferença no planejamento de uma propriedade rural”, afirma Caramori. Ele agradeceu a participação de todos os produtores e a parceria com o Sebrae.

APRENDIZADO PARA A TODA A VIDA

Dois dos formandos foram unânimes em afirmar que participar do Programa foi de grande aprendizado, além da troca de experiências entre os participantes, que também colaborou com o crescimento de todos. Agradeceram ao Sicredi e ao Sebrae pela oportunidade de participarem do Projeto porque o que aprenderam ficará para toda a vida. Garantiram que irão colocar em prática tudo o que receberam de informação, pois já perceberam grandes melhorias na propriedade e na qualidade de vida da família.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE