Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Sicredi UniEstados dá início ao processo de instalação do Comitê da Sustentabilidade

O primeiro encontro realizado nesta quinta-feira, 16, contou com a presença da Analista Sênior de Sustentabilidade da Fundação Sicredi, de Porto Alegre, Vanessa Cabral Gomes.

Secom Sicredi
por  Secom Sicredi
17/01/2020 16:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Sicredi UniEstados está dando início ao processo de instalação do Comitê da Sustentabilidade. O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira, 16, e contou com a presença da Analista Sênior de Sustentabilidade da Fundação Sicredi, de Porto Alegre, Vanessa Cabral Gomes. 

A iniciativa visa integrar e potencializar as práticas e estratégias de sustentabilidade que já vêm sendo desenvolvidas pela cooperativa, porém, a partir de agora, de forma mais estruturada, identificando sintonias com a cooperativa e adoção de indicadores para medir o alcance junto aos associados, colaboradores e comunidade. O novo Comitê também vai atender à política de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental do Sicredi.

Segundo Vanessa, a instalação de um Comitê vai reforçar a importância e visibilidade do tema da sustentabilidade que o Sicredi busca, definir estratégias que consiga fazer sentido para os associados, colaboradores e sociedade, ampliando o impacto positivo da instituição financeira e gerando transformação nas comunidades.

Conforme explica Vanessa, o Sicredi trabalha na área com três grandes direcionadores: 

  • relacionamento e cooperativismo, que busca valorizar ainda mais a relação próxima e de confiança com o associado, a fim de que possam criar uma rede de apoio e continuar gerando bons negócios, onde são trabalhados os temas da diversidade e inclusão; 
  • soluções responsáveis, que consiste em sempre recomendar as melhores soluções ao associado, de forma responsável e adequada ao momento da sua vida, investindo em projetos de educação financeira para a comunidade e novas oportunidades de negócios como, por exemplo, energias renováveis; 
  • e desenvolvimento local, focando na transformação da cooperativa de crédito, em conjunto com a comunidade e associados, em um agente propulsor do desenvolvimento e da economia local, firmando parcerias com fornecedores locais, desenvolvimento de colaboradores e apoio a microempreendedores.

A analista explica que no Sistema Sicredi existe um Comitê Nacional, que define a estratégia sistêmica; cinco Comitês Regionais e os Comitês Locais, que são responsáveis pela implantação dos temas, definem como vai ser feito, monitoram a execução e o desempenho, avaliam oportunidades locais, a imagem e a reputação da cooperativa.

Para Vanessa, o tema sustentabilidade não está no início, “estamos evoluindo no conceito de gestão e monitoramento, é um caminho a ser seguindo, que requer constante evolução e grande aprendizado”.

Vanessa também destaca que o Relatório de Sustentabilidade 2018 do Sicredi foi o vencedor do Prêmio Abrasca 2019 (Associação Brasileira das Companhias Abertas) na categoria Empresas de Capital Fechado. Esta foi a primeira vez que a instituição inscreveu sua publicação na premiação, que tem o objetivo de incentivar o aprimoramento da elaboração de relatório com maior clareza, transparência, qualidade e quantidade de informações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE