Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Sicredi UniEstados completa 42 anos e presenteia a comunidade com o Espaço Cooperar

Solenidade de inauguração foi marcada com homenagem aos fundadores

Assessoria Sicredi/Cristiane Menoncin
por  Assessoria Sicredi/Cristiane Menoncin
14/04/2023 16:01 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Sicredi UniEstados completou, nesta sexta-feira, 14 de abril, seus 42 anos de fundação, uma trajetória marcada pelo trabalho, tenacidade, dinamismo, compromisso e superação. Para celebrar o aniversário, presenteou a comunidade erechinense e regional com o Espaço Cooperar, um complexo que abriga a Agência Santo Dal Bosco, salas de treinamentos, de reuniões e de conferências, memorial e ampla área de lazer externa.

A solenidade de inauguração foi realizada no início da noite, com a presença de autoridades dos três estados da área de atuação da Sicredi UniEstados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais -, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, representantes de entidades de classe, sindicais e associativas, coordenadores de núcleos da Sicredi UniEstados, gerentes da Sede Administrativa e de Agências, representantes das empresas responsáveis pela execução da obra, associados e convidados.

Emblematicamente, o local para abrigar o empreendimento foi escolhido próximo de onde foi lançada a semente do cooperativismo de crédito na região e onde nasceu a cooperativa, primeiramente denominada como Credirel, depois Sicredi Erechim, Sicredi Norte RS/SC e hoje Sicredi UniEstados.

HOMENAGEM AOS FUNDADORES

Durante o cerimonial, foi realizada uma homenagem aos sócios-fundadores e primeiros associados da Cooperativa, pelo legado que deixaram na comunidade e na história do cooperativismo de crédito do Brasil. Foram homens visionários que acreditaram desde o início na cooperativa, que se tornou, hoje, uma grande instituição financeira. Alguns deles presentes e outros representados por seus familiares.

São eles: Arno Magarinos, primeiro associado e primeiro presidente da cooperativa, que após o reconhecimento falou em nome de todos homenageados, Valdir Calegari, Luiz Antonio Piazzon, Honorino Salvador Badalotti, Dalcy Gomes, Armando João Molin, Samuel Natálio Kotliarenko, Lóris Pedrotti, Attilio Chiaparini, Eleuthério José Caon, Darcy João de Marchi, Ivo Demoliner, Tadeu Trzcinski, Alberto Francisco Basso, Luiz Cirilo Gomes, Solani Lauro Tagliari, Alexandre Serafini, Fioravante Ricieri Basso, Albino Cassol, Reinaldo Angelo Smaniotto, Sady Zanella, Ivo Pilotto, José Lindolfo Roesler, Walmor Luiz Roesler, José Illo Junges, Armando Lotário Schneider, Nadir Antonio Menegatti, Archimedes Casagrande, Carlos Noskoski, Oreste Angelo Paza, Nelson Brandalize, Henrique Chittó, Natalino José Parmeggiani, Thomaz Prichoa, Julian Caramalak, Ludovino Fuzinatto, Alfredo Nava, Luiz Lazzarotto, Celeste Marin, Felice Zortea, Estevam Jose Grziboski e Ludovino Fuzinato .

DIA DE AGRADECER

Em seu pronunciamento, o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, afirmou que era difícil falar e expressar o sentimento não só seu, mas de todos que de alguma forma contribuíram para que esse momento acontecesse. “Resta a mim agradecer, desde o primeiro associado, primeiro colaborador, gerente, conselheiro, presidente... Enfim, todos que fizeram parte dessa caminhada que hoje completa 42 anos”, afirmou.

Segundo ele, o dia era para agradecer aos sócios-fundadores, pelo pioneirismo e aos demais 29 associados, que logo em seguida quiseram fazer parte da cooperativa. Parmeggiani falou da felicidade de ter seu pai como o associado 37 e, inclusive, ter participado do Conselho Fiscal como suplente. Destacou ter plena certeza de que o que mais fortaleceu a constituição de uma cooperativa de crédito foi a dificuldade de ter acesso digno a recursos, mas principalmente ao respeito aos agricultores, pois conseguir crédito naquela época era uma grande dificuldade.

Falou que muita coisa mudou com a criação da Credirel. Muitas oportunidades surgiram e sonhos foram realizados. “Fomos por vários anos a maior cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul. Ingressamos no Sistema Sicredi em 1992 e a partir deste momento, iniciou um novo ciclo no cooperativismo do RS e na nossa cooperativa”, reforçou.

Ao finalizar, afirmou que o Sicredi não é do RS, SC ou MG. “O Sicredi é do associado e onde existir um associado, o Sicredi estará lá e será do tamanho que o nosso associado quiser, porque só depende de nós”, sentenciou Parmeggiani.

A OBRA

Com uma linguagem arquitetônica contemporânea e inovadora, o conceito de construção da obra segue as premissas da sustentabilidade nos materiais que foram utilizados, de economia de energia, climatização e na reutilização da água da chuva.

O projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos Rodrigo Gamboa e Stela Poli da DA Arquitetura. Os projetos estruturais da edificação são da Roca Engenharia e Arquitetura e a execução da obra ficou a cargo da Construtora Dimensão.

De acordo com o diretor de Operações, Jaime Testolin, por meio da entrega desta obra, pode-se mostrar o quanto uma Cooperativa que preza pelo desenvolvimento de seus associados e comunidade, tanto no lado econômico quanto social e ambiental, se torna sólida e pujante.

“O objetivo de nossa edificação, além de enaltecer e registrar a história da Sicredi UniEstados, servirá para atender a diversas necessidades da nossa Cooperativa e da sociedade. Servirá de apoio e fomento ao empreendedorismo, ao desenvolvimento econômico, educacional e cultural de nossa cidade e região, onde empresas, entidades, associações, cooperativas, escolas, dentre outras entidades, com princípios e valores semelhantes às da nossa cooperativa, possam usufruir desse espaço.

DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES

O diretor Executivo, Elisandro Marmentini, falou sobre o Sicredi hoje, onde os associados têm acesso a um grande portfólio de produtos e serviços financeiros, que os apoiam na realização de sonhos, desenvolvimento e crescimento. “Hoje contamos com 08 espaços de atendimento em Erechim e são 61 agências espalhadas pelo RS, SC e MG, onde podemos levar o cooperativismo para mais e mais pessoas”. Destacou que todos os recursos aplicados no município são reinvestidos na comunidade local, a presença constante em eventos, apoiando ações, patrocinando entidades, sendo uma empresa engajada e atuante nas mais diversas áreas. Ainda falou do incentivo ao esporte, às ações sociais e das parcerias com prefeituras, associações comerciais e industriais, sindicatos, CDLs, associações de classe e universidades. “A Sicredi UniEstados pode se orgulhar de deixar um legado que oportuniza a atual e às próximas gerações a construção de uma sociedade cujos valores estão alinhados com os pilares da solidariedade e da cooperação”, concluiu.

SIMPLES E PRÓXIMA

O gerente da Agência Erechim Santo Dal Bosco, Marcelo Malinoski, iniciou seu pronunciamento falando do sentimento de orgulho e felicidade em poder entregar para a comunidade de Erechim e região uma agência integrada ao Espaço Cooperar, moderna, ampla, confortável, pensada em oferecer maior comodidade, proximidade e interação nos atendimentos. Segundo ele, a forma simples e próxima de ser continuará sendo o ponto forte.

Para Marcelo, o êxito desta nova agência dependerá se os associados e a comunidade se sentirem parte dela e a utilizarem para seus negócios no dia a dia. “Afinal, tudo que hoje está sendo entregue foi pensado para que cada associado, seja empresa, pessoa física ou agricultor, possa entender que este espaço é seu. Aí sim estaremos cumprindo com o nosso propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera”, salientou.

ESTRUTURA DO ESPAÇO COOPERAR

A estrutura do complexo do Espaço Cooperar é formada por:

Subsolo - além de estacionamento permitirá a realização de pequenas feiras, exposições e outros eventos em espaço coberto.

Agência Santo Dal Bosco, que é a primeira agência da Cooperativa, onde há também um Memorial contando a história da Sicredi UniEstados – um misto de exposição digital, fotográfica e de objetos que relatam a trajetória desses 42 anos.

Foyer, um espaço fechado para eventos menores com até 80 pessoas e um terraço para eventos abertos. Este espaço aberto pode ser utilizado pela comunidade nos finais de semana ou durante o dia quanto não houver eventos.

3º Andar –reservado para futuros projetos.

4º Andar – duas salas de reuniões para 60 pessoas cada, sala de reuniões para o Conselho de Administração da Cooperativa e duas salas pequenas com infraestrutura para reuniões e capacitações com transmissões online.

5º Andar – conta com um auditório para 200 pessoas, com um terraço lateral e uma bela vista para a cidade, para realização de reuniões e capacitações de colaboradores.

Praça Externa – espaço aberto que pode ser utilizado pela comunidade, para caminhadas, tomar um chimarrão, fazer exercícios, passear com o seu pet. O paisagismo da praça foi elaborado a partir de um projeto elaborado por alunos do curso de Arquitetura da URI.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE