Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Sicredi celebra o Dia C do Cooperativismo visando estimular o voluntariado

Ações ocorrem em todas as cooperativas do Sistema

Assessoria Sicredi
por  Assessoria Sicredi
30/06/2022 10:17 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

No próximo sábado, dia 2 de julho, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, se junta à mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo - primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Este ano, o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”. Por isso, as organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. “O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma Romeo Balzan, superintende da Fundação Sicredi.

SICREDI UNIESTADOS

Entre as várias iniciativas a serem realizadas, a Sicredi UniEstados promoverá em todas as suas agências, ações dentro de suas respectivas comunidades, como oficinas de Educação Financeira, coleta de alimentos e agasalhos, mobilização para a doação de sangue, revitalização de espaços públicos e muito mais. Para o Presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, “fazer parte deste dia tão significativo para o cooperativismo nos enche de orgulho e alegria. As cooperativas tem um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades e comemorar esta data compartilhando o bem, é maravilhoso”.

Em Erechim, cidade sede da cooperativa, juntamente com o Núcleo de Cooperativas do Alto Uruguai, na Praça Jayme Lago, das 13h às 17h, serão realizadas diversas ações, como coleta de alimentos para o Mesa Brasil, mateada com fornecimento de água quente e distribuição de erva-mate, Pedal do Cooperativismo, em parceria com o grupo Pé no Pedal, atividades de saúde, brinquedos infláveis, escolinha de trânsito, distribuição de pipoca e algodão doce e ainda distribuição de mudas nativas.

O DIA C EM 2021

Em 2021, a iniciativa teve como mote a frase “Vem Transformar”. No Sicredi, uma campanha nacional de arrecadação monetária e de alimentos não perecíveis mobilizou mais de 3,8 mil doadores em 330 municípios e arrecadou mais de 1.200 toneladas de alimentos, além de R$ 427 mil que foram arrecadados por meio de doação de valores, que beneficiaram diretamente mais de 400 mil pessoas. No total, as ações do Sicredi no Dia C, no ano passado, envolveram 1.108 ações de cunho social, que beneficiaram mais de 900 mil pessoas nas comunidades de 672 cidades, envolvendo o apoio de mais de 64 mil voluntários.

Na Sicredi UniEstados, em 2021, foram arrecadados através das agências da cooperativa e junto ao Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, com sede em Erechim, mais de 20 toneladas de alimentos, além de roupas e produtos de higiene. As doações foram entregues para entidades sociais e famílias em vulnerabilidade social e ao Mesa Brasil.

PACTO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE