Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Setor de serviços de Santa Catarina apresenta o terceiro maior crescimento do país

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços de junho, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Governo SC
por  Governo SC
13/08/2021 10:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O volume de serviços em Santa Catarina apresentou no primeiro semestre do ano crescimento de 17,1% frente ao mesmo período de 2020. Foi o terceiro melhor resultado entre os estados. SC apresenta variações positivas desde janeiro de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços de junho, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Cristiano Estrela/Secom

No acumulado dos últimos 12 meses, o estado subiu mais uma posição no ranking nacional. Com um crescimento de 8,4%, em relação aos 12 meses anteriores, teve o segundo melhor resultado do país, sendo que, na comparação com os 12 maiores estados, Santa Catarina é líder. "São dados que mostram a força da nossa economia, que mesmo diante da pandemia tem se recuperado. Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro das atividades, a tendência é de continuidade deste crescimento", ressaltou o governador Carlos Moisés.

Na comparação com maio, o crescimento de Santa Catarina foi de 3,1%, enquanto a média nacional foi de 1,7%. O estado está entre os que mais impactaram positivamente no índice nacional, juntamente com Rio de Janeiro (5,4%), São Paulo (0,5%), Minas Gerais (2,4%), Rio Grande do Sul (3,4%), Pernambuco (5,4%) e Distrito Federal (3,3%).

"Santa Catarina se mantém em crescimento, é o que apontam os números. O setor é o maior da economia e o que mais emprega. Resultados que impactam diretamente na vida das pessoas, que têm mais oportunidades de emprego, formando um ciclo virtuoso que faz a roda da economia girar. Os números atestam uma gestão focada na saúde das pessoas, sem se descuidar do emprego", frisou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Crescimento catarinense em relação a 2020 superou o nacional

O índice de volume de serviços catarinenses cresceu 24,6% em junho de 2021, na comparação com junho de 2020. Santa Catarina teve o 12º resultado entre as 27 unidades da federação, três posições acima do verificado em maio. Com isso, o estado vem apresentando crescimento desde setembro de 2020. No Brasil, frente a junho de 2020, o índice nacional apresentou crescimento de 21,1%. Em relação a fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia, Santa Catarina teve avanço de 11,6%, bem acima do crescimento nacional de 2,4%. Entre os estados com maior peso na composição do índice nacional, Santa Catarina apresentou o 6º resultado.

Indústria

Há dados positivos também na indústria de Santa Catarina, conforme aponta a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE . No acumulado no ano (janeiro-junho), o estado catarinense apresentou um crescimento de 26,1%, atrás apenas do Ceará (26,8%) e Amazonas (26,6%), enquanto o índice nacional ficou em 12,9%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE