Setembro Verde: FHSTE reforça importância da doação de órgãos e do diálogo familiar

Através da CIHDOTT, o hospital incentiva o diálogo familiar e destaca a recente captação de múltiplos órgãos como exemplo de solidariedade que transforma vidas. A instituição reafirma seu compromisso em apoiar doadores e sensibilizar a comunidade sobre esse gesto de amor que salva vidas.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 09/09/2025 21:08 - Atualizado em 09/09/2025 21:51

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes, e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), por meio da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), destaca a importância de conversar sobre o tema com a família.

No mês passado, o hospital foi palco de um ato de solidariedade e empatia, com a captação de múltiplos órgãos que agora vão beneficiar diversos pacientes em lista de espera. A iniciativa demonstra como a decisão de doar pode transformar vidas e renovar esperanças.

Foto: Arquivo Comunicação PME

A presidente da CIHDOTT, Julcimara Pesavento, enfatiza a necessidade do diálogo em vida. “Falar sobre doação é essencial para que, quando necessário, a família se sinta segura para autorizar esse ato de amor. Um único doador pode beneficiar muitos pacientes. Por isso, é fundamental quebrar tabus e estimular essa conversa”, reforça.

O diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub, também destaca o papel da instituição na promoção da causa. “Nosso compromisso vai além do cuidado com a saúde. Trabalhamos para promover a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, um tema que exige reflexão, sensibilidade e diálogo familiar. Cada decisão de doar representa solidariedade, transformação e esperança.”

A FHSTE reafirma seu empenho em apoiar as famílias doadoras, informar a população e lembrar que a doação é um gesto nobre que ultrapassa a vida, multiplicando oportunidades e salvando vidas.