Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Sete rios de SC estão em situação de emergência e 23 cidades com alerta para estiagem

Segundo novo boletim divulgado pela Epagri Ciram, outubro choveu menos do que o esperado em todas as regiões catarinenses.

Epagri/Ciran/Oeste Mais
por  Epagri/Ciran/Oeste Mais
10/11/2020 21:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A estiagem que atinge Santa Catarina nos últimos meses já colocou em situação de emergência ao menos sete rios. Segundo o mais recente boletim divulgado pela Epagri/Ciram, na segunda-feira, dia 9, ao menos 23 municípios estão em alerta por conta da falta de chuva. O documento mostra ainda que a precipitação no mês de outubro foi abaixo da média neste ano.

Considerado um dos dos meses mais chuvosos do ano para o Estado, outubro registrou a marca de 20 dias sem chuva em grande parte das regiões. No Oeste, eram esperados entre 190 e 250 milímetros, mas os valores ficaram entre 120 e 200 milímetros abaixo da média.

Já no Vale do Itajaí e Planalto Sul, as chuvas ficaram abaixo dos 120 e 160 milímetros. Já nas demais regiões, o número foi menor do que 40 a 120 milímetros.

Na relação de cidades, a região Oeste é a mais crítica. Dos 295 municípios, 160 estão em estado de normalidade, 88 em atenção, 23 em alerta. Dez foram classificados como crítico frente à estiagem. Outros 14 ainda não encaminharam informações sobre a situação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE