Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Respiradores vieram de Lages (Foto: Divulgação)
Santa Catarina

Sete novos respiradores chegam em Chapecó

Prefeito João Rodrigues se deslocou até o município de Lages para buscar os equipamentos com uma aeronave particular.

Oeste Mais
por  Oeste Mais
19/02/2021 23:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Chegaram em Chapecó mais sete novos respiradores, nesta sexta-feira, dia 19. O prefeito João Rodrigues se deslocou até o município de Lages para buscar os equipamentos com uma aeronave particular, durante o meio-dia.

A viagem foi doação de um empresário de Chapecó. Havia oferta de outros quatro empresários oferecendo aviões e helicópteros para o deslocamento. Os respiradores são da Secretaria de Estado da Saúde e vão auxiliar na ativação dos 22 leitos de UTI do Hospital Regional do Oeste.

Cinco já tinham sido ativados ontem. Os demais serão ativados entre hoje e domingo. A direção do Hospital Regional do Oeste contratou equipe médica de Lontras e também enfermeiros e auxiliares, a partir de currículos encaminhados pela Prefeitura de Chapecó, que fez uma divulgação nacional na busca de profissionais.

Ainda neste mês já tinham sido ampliados de 35 para 40 os leitos, depois de solicitação do prefeito ao secretário de Estado da Saúde, André Motta. Em menos de um mês o Estado já encaminhou 32 respiradores para Chapecó.

O Governo do Estado também vai contratar dois aviões aeromédicos para fazer o deslocamento de quatro pacientes de UTI para Criciúma, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Com isso dispensou o auxílio da Força Aérea Brasileira. O prefeito chegou a mandar um ofício ao secretário de Atenção Especializado do Ministério da Saúde, Franco Duarte, solicitando apoio. Mas, com os aeromédicos disponibilizados pelo Estado, ele agradeceu o Governo Federal e informou que no momento não será mais necessário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE