Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

SES deixa 25 cidades gaúchas em alerta por surto de doença que causa diarreia aguda

Principal hipótese é de que um norovírus esteja por trás do problema.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
08/10/2021 12:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nessa quinta-feira (7), que 25 municípios gaúchos enfrentam um surto de uma doença que causa diarreia aguda. Segundo a pasta, a principal hipótese é de que um norovírus esteja por trás do problema, que também causa dor abdominal, náusea, vômito e febre.

 Foto: CDC/Divulgação

Até agora, nove cidades já confirmaram a circulação do vírus – sendo que os primeiros casos ocorreram em agosto. Normalmente, surtos do tipo acontecem após o consumo de água ou alimentos contaminados. A transmissão também é possível pelo contato com superfícies, ou a partir das secreções das pessoas doentes.

As autoridades recomendam que os infectados sejam colocados em repouso. No caso das crianças e dos idosos, também é necessário o aumento da ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de sintomas mais graves, a orientação é de que os pacientes busquem atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Prevenção

Uma série de medidas podem ser adotadas para evitar a doença que causa diarreia aguda. A SES orienta que a população consuma água somente de fontes seguras. O preparo de alimentos deve durar, no mínimo, cinco minutos nos locais colocados sob alerta. Também é fundamental a manutenção da higiene das superfícies e mãos.

Lista de municípios em alerta

– Barra Funda

– Bento Gonçalves

– Carlos Barbosa

– Caxias do Sul

– Colorado

– Dois Irmãos

– Esteio

– Garibaldi

– Horizontina

– Lavras do Sul

– Mato Leitão

– Monte Belo do Sul

– Morro Reuter

– Nova Prata

– Pinto Bandeira

– Porto Alegre

– Saldanha Marinho

– Santa Cruz do Sul

– Santa Maria

– Santa Rosa

– Santana do Livramento

– Santo Cristo

– São Marcos

– Sarandi

– Tucunduva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE