Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Servidor da PRF de Florianópolis, fora do grupo de risco, morre por causa do coronavírus

Marcos Tokumori estava internado há 23 dias e é a 36ª vítima da Covid-19 em SC.

NSCTotal
por  NSCTotal
21/04/2020 21:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O servidor administrativo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Florianópolis, Marcos Roberto Tokumori, 53 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (21) por causa da Covid-19. Ele estava internado na UTI do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.

Marcos atuava no Núcleo de Logística da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Capital e estava hospitalizado por causa do novo coronavírus há 23 dias, desde 28 de março.

Marcos ficou internado por 23 dias em hospital de Florianópolis (Foto: Reprodução, Facebook)

Até esta terça-feira, SC contabilizava 35 mortes por causa da Covid-19, com 1.063 casos confirmados no Estado.

Marcos era servidor administrativo da corporação e não tinha nenhuma doença pré-existente. Era casado e não tinha filhos. A esposa também contraiu a Covid-19, mas não precisou ser internada e já está recuperada.

Na terça-feira da semana passada, dia 14, data do aniversário de Marcos, a esposa dele, Ana Paula Gomes, publicou um vídeo nas redes sociais contando detalhes do caso e pedindo orações pela recuperação do marido.

Na mensagem, ela explica que os dois começaram a ter os sintomas do novo coronavírus por volta do dia 16 de março. No caso dela, os sintomas foram semelhantes aos da dengue, com febre e dores no corpo. A recuperação veio no começo de abril.

Mas Marcos teve sintomas mais graves e complicação do quadro respiratório. Por uma semana, ela afirma que ele chegou a resistir a procurar o hospital, mas com o agravamento do quadro, aceitou buscar atendimento.

Ana Paula alertou sobre o risco que o vírus representa por estar no ar e presente nas superfícies transmitido por pessoas que nem sabem que estão contaminadas e falou sobre a dificuldade enfrentada com o agravamento do caso do marido.

– A Covid ataca a parte respiratória da pessoa sem dó. Estar com o marido há duas semanas no respirador é algo muito difícil aguentar, sem poder ter os parentes juntos nem ninguém por perto – afirmou a esposa na semana passada.

PRF e sindicato lamentam perda

A PRF e o Sindicato de Policiais e Servidores da PRF em SC (SINPRF/SC) publicaram notas de pesar informando sobre o falecimento de Marcos.

“Sua morte não será esquecida. Nossas bandeiras a meio mastro pelos próximos três dias em sinal de luto oficial nos fazem ver também que, embora o cenário traga muitas incertezas e fragilidades, ainda há muito trabalho a ser feito no enfrentamento da crise e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer este inimigo invisível que vitimou nosso irmão”, diz um trecho da nota da PRF.

Por causa dos protocolos do Ministério da Saúde a respeito da Covid-19, o corpo de Marcos não foi velado. Na tarde desta terça, viaturas da PRF fizeram escolta do corpo do hospital até o Cemitério Jardim da Paz, onde ocorreu a cremação, como forma de homenagear o servidor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE