Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sertão: Corsan inova e cidade é pioneira em substituir ETA por poços artesianos

Empresa avalia implantar essa mudança, nos próximos meses, nas cidades de Áurea, Itatiba do Sul e Campinas do Sul.

Assessoria/Corsan
por  Assessoria/Corsan
11/10/2023 15:08 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma alteração importante passou a funcionar esta semana às quase 2 mil famílias atendidas pela Corsan no município de Sertão, marcando a primeira mudança deste porte no Estado. A Companhia modificou o sistema de captação de água de manancial superficial para manancial subterrâneo. Antes, a Estação de Tratamento de Água (ETA), utilizava-se de uma adutora no arroio Sertão. Agora o sistema armazena e distribui água tratada proveniente de poços artesianos. Um deles foi aberto junto ao pátio da ETA onde outro será perfurado.

A operação é toda automatizada existindo uma constância nas dosagens dos produtos utilizados no tratamento. Conforme o superintendente da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi, isso proporciona uma série de vantagens. “Ficamos, por exemplo, menos sucessíveis aos efeitos da estiagem. Sabemos que no verão as chuvas diminuem e o nível dos rios também são afetados. Já águas de poços profundos, tendem a ter uma estabilidade maior frente aos mananciais superficiais, especialmente os de menor porte, que a qualquer evento climático de estiagem ou diminuição de chuvas, já apresentam restrição”, explicou.

O sistema antigo da ETA ficará como um reserva sendo acionado em períodos de maior consumo, caso exista esta necessidade. Em relação à qualidade da água nada muda, sendo que este sistema oferece maior confiabilidade à operação. A Corsan avalia implantar essa mudança, nos próximos meses, nas cidades de Rondinha, Áurea, Itatiba do Sul e Campinas do Sul.

Já no Parque Municipal de Exposições de Sertão, a Companhia está finalizando a implantação da nova rede de água para abastecer toda a estrutura, utilizada especialmente em feiras, rodeios e eventos da comunidade. Além da tubulação de 60mm, serão instalados 56 pontos de água no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE