Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Será preciso revacinar os idosos que tomaram a Coronavac? Especialistas explicam

Mais importante não é revacinar o idoso, mas vacinar quem está perto dele. Se você vacina quem está perto, o risco da Covid-19 diminui e a eficácia da vacina aumenta.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
29/05/2021 21:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao avaliarem a proteção que a Coronavac confere aos idosos acima de 70 anos contra os sintomas da Covid-19, os pesquisadores brasileiros do grupo Vebra Covid-19 perceberam que havia uma redução gradativa, conforme a idade avançava.

Entre os idosos de 70 a 74 anos, a efetividade da vacina – ou o desempenho do imunizante no mundo real – foi de 61,8%. Na faixa etária seguinte, dos 75 aos 79 anos, caiu para 48,9%. Dos 80 anos em diante, a efetividade contra os sintomas foi calculada em 28%.

Estes dados foram divulgados na última sexta-feira (21), com a publicação do estudo na plataforma pré-print MedRxiv. Embora a pesquisa ainda não tenha passado pela revisão de outros especialistas, surgiu a especulação se seria necessária, talvez, uma nova rodada de vacinação dos idosos, a fim de aumentar a proteção.

"Mais importante não é revacinar o idoso, mas vacinar quem está perto dele. Se você vacina quem está perto, o risco da Covid-19 diminui e a eficácia da vacina aumenta. É matemática", explica Mauro Teixeira, professor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que atuou em pesquisas com a Coronavac. O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac, mas testado e fabricado pelo Instituto Butantan.

Segundo Teixeira, ainda não há estudos que comprovem que aplicar uma terceira dose seria a melhor estratégia. "Não há evidência alguma que dar outra dose é melhor. Então, se você tiver um avô ou avó acima de 80 anos, vacine-se e cuide dele com carinho. Vacinar as pessoas no entorno desse avô e dessa avó é mais importante", explica.

Como o país ainda se encontra no meio da pandemia, o objetivo principal, de acordo com o especialista, deveria ser garantir que a maior quantidade possível de pessoas esteja imunizada — seja a vacina que estiver disponível. "É o que chamamos de 'imunidade coletiva'. Você vacina muitos para que aqueles que respondem mal ou que não respondem ao imunizante estejam protegidos. É isso que precisamos fazer", afirma.

Outras formas de proteção

Nas conclusões do estudo, os pesquisadores não sugerem uma nova aplicação da Coronavac em idosos, mas em reforçar as medidas não-farmacológicas (como o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos) nestes grupos, pois se tratam de pessoas em maior risco para o desenvolvimento dos sintomas.

"Até o momento, temos indicativo de proteção dessa vacina em grupos de pessoas com 80 anos ou mais. Foi observada redução de 60% nos óbitos entre janeiro a abril [pela Covid-19 nesta faixa etária]. Temos, então, indicativos de que a vacina protege", relembra Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, doutora em neurociências pela UFRGS, atuando na Rede Análise COVID-19, equipe Halo da ONU, grupo InfoVid, Todos Pelas Vacinas e União Pró-Vacina.

De acordo com a especialista, a pesquisa divulgada avaliou a manifestação de sintomas na população mais velha, mas não os óbitos, internamentos ou hospitalizações. "Mesmo se a efetividade sintomática tenha ficado abaixo, a efetividade contra óbitos e internamentos pode ser maior, e pode refletir o que estamos vendo nas taxas de óbitos atuais", explica.

Caso, daqui para frente, os especialistas percebam um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou de Covid-19 entre os idosos já vacinados com a Coronavac, a revacinação poderá ser adotada – mas não se faz necessária agora.

"O estudo deixa isso muito claro. Não é um indicativo de que neste momento é necessário aplicar uma terceira dose, mas é importante acompanhar os casos de Covid-19 e SRAG neste grupo, porque se tiver um aumento, é importante rever essa estratégia [revacinação], caso seja necessária", explica Fontes-Dutra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE