Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Será lançada nesta quinta-feira, a Escola AMAU de Educação e Gestão

Evento contará com Aula Magna com o tema “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo”

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
23/08/2022 13:34 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação de Municípios do Alto Uruguai promove, nesta quinta-feira, 25 de agosto, o lançamento da Escola AMAU de Educação e Gestão. O evento acontece às 14h, no Anfiteatro do Prédio 3 da URI Erechim, e deverá contar com a presença de autoridades, prefeitos e vice-prefeitos de toda a região, assim como secretários municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. O lançamento se realiza juntamente com a Aula Magna do Módulo, “Autismo e suas Especificidades - Acolhendo e Incluindo”. A Escola conta com a parceria e apoio da URI Erechim.

A proposta da Escola AMAU de Educação e Gestão, segundo o presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, é ofertar formação continuada aos gestores e servidores públicos municipais em diversos temas que atendam às demandas mais imediatas e necessárias para a atualização das equipes técnicas dos municípios, viabilizando conhecimento e capacitação. “Todos sabemos as dificuldades que enfrentamos quanto à qualificação dos profissionais que atuam em nossos municípios. Qualificar, ainda mais, esses profissionais é a nossa meta”, afirma.

Soligo informa que o primeiro tema a ser trabalhado pela Escola Amau de Educação e Gestão será a formação de profissionais da educação sobre autismo, problema presente em todos os municípios. “O objetivo é capacitar os profissionais da rede pública municipal, orientando quanto às práticas pedagógicas, aos processos avaliativos e preparando-os e realizarem o atendimento dos estudantes com autismo e de sua família. Tenho a certeza que estamos dando um passo importante também no acolhimento das famílias que enfrentam esse problema”, argumenta o presidente.

1º MÓDULO

O tema “Autismo e suas Especificidades - Acolhendo e Incluindo” foi elaborado pensando em qualificar servidores dos municípios da região, de forma clara e objetiva, e de fácil entendimento, para que, consigam ao final da capacitação, ter um olhar aguçado e pensamento diferenciado, criando estratégias específicas e identificando sinais para intervenção no autismo. Este primeiro módulo terá uma carga horária de 36 horas e as inscrições iniciam já no dia 27 de agosto, com vagas limitadas. O curso é gratuito e as aulas serão ministradas na URI Erechim, a partir de 16 de novembro.

O público-alvo está direcionado para profissionais da educação (diretores, coordenadores, professores, fonoaudiólogas escolares, psicólogas escolares, assistentes sociais escolares) da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais.

No conteúdo programático estão temas como autismo não é doença; características de estudantes com TEA M-Chat, como utilizar a ferramenta; caminhos para avaliação; profissionais para avaliação e acompanhamento; protocolos e encaminhamentos; processos diagnósticos; conceituar o aluno sobre os métodos adequados e modernos de avaliação médica, psicológica; processo de diagnóstico clínico; propostas de planos individuais de tratamento; planos individuais de educação e psicopedagógico; diferentes profissionais que atuam no acompanhamento; autismo e os caminhos da comunicação; fonoaudiologia e aspectos relacionados ao tratamento do TEA; as principais observações no desenvolvimento da fala na primeira infância; a importância do diagnóstico e estimulação precoce; terapia ocupacional e reorganização sensorial; atrasos nos marcos motores e o papel do fisioterapeuta; sistema tátil; seletividade alimentar e papel do nutricionista profissionais: fisioterapeuta, nutricionista, TO; funções executivas; disciplina positiva no dia a dia escolar; manejo comportamental; estimulação precoce; importância do diagnóstico e a estimulação precoce; mediação escolar; impacto do autismo na família; acompanhamento e rotina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE