Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Senado brasileiro vota PEC para criminalizar porte de drogas em qualquer quantidade nesta terça-feira

Proposta, uma resposta ao STF, de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, segue para deliberação em primeiro turno após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça; texto prevê penas alternativas à prisão para usuários.

Redação
por  Redação
16/04/2024 10:02 – atualizado há 8 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Senado brasileiro se prepara para votar nesta terça-feira (16) uma Proposta de Emenda à Constituição que visa criminalizar a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. De autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, a proposta surge como uma resposta ao STF (Supremo Tribunal Federal) diante da discussão sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, cujo julgamento foi interrompido recentemente com cinco votos a favor e três contra.

Após ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC passou por cinco sessões de discussão no plenário do Senado. Agora, segue para votação em primeiro turno, antes de ser debatida em mais duas sessões. Para ser aprovada, a proposta necessita do apoio de pelo menos dois terços dos senadores, o equivalente a 54 votos, após dois turnos de deliberação. A data da votação em segundo turno ainda não foi determinada.

Caso seja aprovada pelo Senado, a proposta seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados. A PEC propõe a inclusão de um texto no artigo 5º da Constituição, estabelecendo como crime a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização, independentemente da quantidade. Durante as discussões na Comissão de Constituição e Justiça, o relator Efraim Filho (União-PB) incluiu uma emenda para diferenciar claramente traficantes de usuários de drogas, deixando a cargo da polícia determinar essa distinção com base nas circunstâncias de cada caso. Além disso, especificou que os usuários devem receber penas alternativas à prisão e tratamento para dependência química.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE