Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Senado aprova texto-base da MP que prepara e autoriza privatização da Eletrobras

Parecer teve placar apertado, de 42 a 37. Destaques serão analisados e medida provisória volta para a Câmara ao fim da votação.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
17/06/2021 21:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira, o parecer da medida provisória que prepara e autoriza a privatização da Eletrobras. Foram 42 votos a favor e 37 contra. Ainda serão analisados os destaques. Ao fim da votação, a MP volta para a Câmara e precisa ser analisada até o dia 22, quando perde a validade.

Foto: Eletrobras/Divulgação

Apesar do amplo placar na Câmara, de 313 votos, o texto sofreu resistências no Senado e o relatório do senador Marcos Rogério (DEM-RO) teve algumas versões entre ontem e hoje. O principal ponto de divergência era a questão das térmicas a gás em estados onde não há gasodutos disponíveis.

Os críticos ao texto defendiam que o novo modelo pode encarecer a energia, com o alto custo bancado pelos consumidores, pessoas físicas, empresas e indústria. Já os parlamentares favoráveis e o governo dizem que o novo modelo pode levar a uma redução de 5% a 9% nas contas.

No último parecer, o relator garantiu a redução do preço da energia após alterar ligeiramente questões relacionadas à construção compulsória de térmicas a gás, que eram os chamados “jabutis” da proposta.

No novo documento, fica mantida a previsão da contratação obrigatória de 6.000 MW de capacidade instalada de termelétricas a gás natural, mas incluindo estados do Sudeste com produção de gás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE