Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Senado aprova projeto que estabelece regras para o retorno de gestantes ao trabalho presencial

Versão aprovada na Câmara previa "termo de responsabilidade" para gestantes que não quisessem se imunizar.

O Sul
por  O Sul
16/12/2021 16:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Senado aprovou nesta quinta-feira (16) projeto que estabelece regras para o retorno de gestantes ao trabalho presencial e define, entre os critérios, a imunização completa contra a Covid-19.

O projeto altera uma lei, sancionada em maio de 2021, que prevê que, durante o estado de emergência de saúde pública provocado pelo coronavírus, a trabalhadora grávida deverá permanecer afastada do trabalho presencial, exercendo as atividades de forma remota, sem prejuízo de sua remuneração.

Foto: Agência Brasil

O texto foi aprovado pela Câmara em outubro e, nesta quinta, sofreu alterações no Senado. Por isso, a proposta volta para a análise dos deputados. Defensores do projeto argumentam que a lei, do jeito que está, atribui aos empregadores os custos pela manutenção das gestantes que não podem realizar trabalhos de forma remota, à domicílio ou à distância.

“Quem nos garante que, durante a sua tramitação da proposta, empregadores preventivamente deixaram de contratar mulheres, iniciando um processo de discriminação? Muitos empregadores, certamente, sentiram-se inseguros no momento de aplicação de normas tão resumidas e tão negativas para aqueles que possuem, em seus quadros, elevados números de mulheres jovens. Muitas empregadas, por outro lado, devem ter sentido medo de perder o emprego, ao utilizar a prerrogativa legal”, afirmou o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator do projeto.

Pela proposta, a gestante deverá retornar ao trabalho presencial nas seguintes hipóteses: vacinação completa contra a Covid-19; fim do estado de emergência de saúde pública causado pelo novo coronavírus, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Até setembro, menos de 14% das gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos) haviam tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE