Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Semana terá temperaturas abaixo do normal para esta época do ano no RS

Segundo a Metsul, a maioria dos dias da semana terá chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul enquanto a Metade Sul terá predomínio do sol com noites frias.

Metsul
por  Metsul
04/10/2021 14:19 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A semana que começa será marcada no Rio Grande do Sul pelo predomínio do tempo seco na Metade Sul e vários dias com registro de chuva na Metade Norte. As condições do tempo, assim, devem permitir o avanço do plantio do arroz no Sul e no Oeste gaúcho enquanto no Norte e no Noroeste do Estado a instabilidade deve prejudicar a semeadura da safra de verão. Uma massa de ar frio vai atuar durante praticamente toda a semana com marcas nos termômetros abaixo do que é normal para esta época do ano com madrugadas frias e dias agradáveis. A previsão é da Metsul.

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e traz um dia de temperatura muito agradável para outubro que começa frio em algumas regiões e termina com marcas baixas nos termômetros em todas as regiões. Por isso, na grande maioria das cidades do Estado, as mínimas desta segunda-feira ocorrem hoje à noite. 

Amanhã, ar seco e frio de alta pressão cobre o Rio Grande do Sul e traz um dia com predomínio do sol no Estado. São esperados amplos períodos de céu claro em diversas áreas do território gaúcho. O tempo aberto e frio da madrugada, contudo, deve favorecer a ocorrência de neblina e nevoeiro em pontos isolados. A terça-feira começa muito fria para esta época do ano com chance de geada isolada e fraca em pontos do Estado. Com a presença do sol, a temperatura se eleva rapidamente durante a manhã e a tarde será agradável. 

Pixabay

A trégua da chuva será curta e o tempo volta a se instabilizar no Rio Grande do Sul durante a quarta-feira. A nebulosidade volta a aumentar muito na Metade Norte do Estado, onde o dia deve ter muitas nuvens com chuva e garoa na maioria das cidades. Na Metade Sul, o tempo segue firme com ar seco e frio que traz mais um amanhecer de temperatura baixa e uma quarta-feira com a presença do sol. Na faixa central do Estado, na transição das Metades Sul e Norte, espera-se aumento de nuvens sem o registro de chuva em muitos municípios.

Na quinta-feira, o tempo segue instável na Metade Norte gaúcha, mas em menos municípios que na véspera. O dia será de muitas nuvens principalmente no Noroeste e no Norte do Estado, em particular no Médio e Alto Uruguai. Na Serra e até em partes do Planalto Médio, a nebulosidade diminui e o sol aparece. Nas demais regiões gaúchas, o dia será de sol e nuvens com um amanhecer frio e uma tarde agradável.

Na sexta, o sol aparece com nuvens em diversas regiões do Estado e áreas de instabilidade ainda trazem chuva no decorrer do dia para pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul. No Centro, no Oeste e no Sul, o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se pode afastar instabilidade fraca e isolada principalmente em pontos da região central. O dia mais uma vez começa frio no Sul e a tarde é amena a agradável na maior partes dos municípios.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE