Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Semana Sesc de Voluntariado debate ações de ajuda ao próximo e a possibilidade de novos formatos durante a pandemia

Série de eventos gratuitos ocorre virtualmente de 24 a 28 de agosto e inscrições estão abertas.

Assessoria
por  Assessoria
17/08/2020 13:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Partilhar experiências e trocar conhecimentos com o objetivo de ajudar quem precisa. Com esse mote e com o tema “Voluntariado na pandemia é possível?”, surgiu a Semana Sesc de Voluntariado, um evento on-line e gratuito que pretende apresentar possibilidades de trabalho voluntário mesmo em tempos de distanciamento social, além de mostrar práticas realizadas pelo Programa Sesc de Voluntariado em todo Rio Grande do Sul. A série será no Facebook e YouTube do Sesc/RS, de 24 a 28 de agosto, sempre às 16h. A Semana tem inscrições prévias que podem ser realizadas no site www.sesc-rs.com.br/semanasescdevoluntariado e dão direito ao e-book “Como ser um voluntário” ao final do evento.

Entre as atividades previstas na Semana Sesc de Voluntariado estão relatos sobre a produção de máscaras e de sabão para doação a comunidades carentes, homenagens para valorização de profissionais essenciais e dança como ferramenta de transformação. Os debates serão transmitidos ao vivo, conforme a programação abaixo, e envolvem as unidades de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Rio Grande e Santa Maria. O objetivo é reunir algumas das entidades beneficiadas com as ações para mostrar como o trabalho desenvolvido pelos voluntários tem feito a diferença e refletir sobre como adaptar as ações e avançar num período de tantas mudanças.

Curso On-line de Preparação para o Voluntariado 

No contexto da pandemia, a figura do voluntário tem sido essencial para apoiar milhões de pessoas afetadas pelas mudanças sociais e econômicas. Para estreitar os laços com a comunidade e incentivar ainda mais pessoas a contribuírem com seu tempo, boa vontade e criatividade, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc lança, no dia 28 de agosto, o Curso On-line de Preparação para o Voluntariado, marcando também o Dia Nacional do Voluntário, celebrado nesta data.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Semana Sesc de Voluntariado

24/08 (segunda-feira)

Assunto: Abertura: Retrocesso ou evolução?

Hora: 16h

Local: www.facebook.com/sescrs

Bate-papo entre os técnicos do Programa (Rio Grande, Cachoeira do Sul, Lajeado) sobre o momento atual do Voluntariado

Depoimentos de voluntários contando sobre ações que realizaram durante a pandemia

25/08 (terça-feira)

Assunto: Como transformar o Voluntariado através da dança (Ijuí)

Hora: 16h

Local: www.youtube.com/sescrs

Bate-papo com voluntária que antes da pandemia realizava atividades de dança presencial e agora realiza de forma virtual.

Relato da CVV sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

26/08 (quarta-feira)

Assunto: Como cuidar de quem cuida (Santa Maria)

Hora: 16h

Local: www.youtube.com/sescrs

Bate-papo com voluntário, profissional da saúde, bombeiro e coletor de resíduos que participaram das homenagens realizadas durante a pandemia

Relato da organização Protege Santa Maria sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

27/08 (quinta-feira)

Assunto: Como o fazer sabão pode aproximar pessoas (Erechim)

Hora: 16h

Local: www.youtube.com/sescrs

Bate-papo com voluntários que durante a pandemia produziram sabão para doar em comunidades carentes do município.

Relato da organização Brasil sem Frestas sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

28/08 (sexta-feira)

Assunto: Amor em Forma de Máscaras e Pedacinhos de Amor (Porto Alegre)

Hora: 16h

Local: www.facebook.com/sescrs

Bate-papo com voluntárias que fazem parte dos grupos e com representantes de instituições beneficiadas com as doações. Relato da Cataventus, uma das parceiras mais antigas do Programa. Realizam contação de histórias e agora, de forma virtual.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE