Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Clima

Semana será marcada pela instabilidade no RS, sol em algumas regiões e chuva frequente em outras

É o que indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Metsul
por  Metsul
07/09/2020 10:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A semana que começa será em vários momentos marcada pela instabilidade no Rio Grande do Sul, mas a chuva não afetará uniformemente o Estado con momentos de sol em algumas regiões e precipitações mais frequentes em outras áreas do Estado. É o que indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

O tempo segue instável e úmido na grande maioria das regiões nesta segunda com previsão de muitas nuvens e umidade alta. Em pontos isolados da Metade Norte, em especial, ainda há risco de episódios de chuva forte com risco de temporais isolados e novos eventos de granizo não podem ser descartados. O risco é maior na Serra e no Litoral Norte. Já entre o Sul e Oeste, apesar das nuvens e a umidade do ar elevada, a expectativa é de que períodos de sol possam ocorrer com temperatura mais amena.

Amanhã, a umidade ainda segue presente e deixa o céu nublado a encoberto, sobretudo entre o Centro e o Leste do Rio Grande do Sul. Chuva e garoa poderão ocorrer nestes trechos. Chance de nevoeiro e/ou neblina entre a madrugada e o turno da manhã devido à incursão de ar mais quente em camadas superiores da atmosfera. Na Fronteira Oeste, no Noroeste e em parte do Centro, apesar das nuvens, a infiltração de ar mais seco irá favorecer aberturas de sol. Com isso, a temperatura sobe mais em relação a outras áreas. As máximas irão passar de 20°C em todo o Oeste e o Noroeste.

Uma corrente de ar mais quente nos baixos níveis da atmosfera favorece maior elevação da temperatura na quarta-feira, especialmente na Metade Norte e no Oeste do território gaúcho. Há possibilidade de nevoeiro e/ou neblina no começo da manhã. O sol aparece entre nuvens na maioria das áreas, porém entre o Centro e o Leste do Estado ainda pode chover em parte do dia.

Na quinta-feira, ar mais seco e quente começa a tomar conta do Estado e favorece uma trégua na umidade na maioria das localidades e, após uma longa sequência de dias nublados em algumas cidades, o tempo fica seco e mais aberto. A exceção será a faixa Leste, sobretudo o litoral, que ainda terá maior nebulosidade e chance de garoa. A temperatura sobe com calor à tarde no Oeste, Noroeste e no Norte do Estado. No Litoral Sul, a temperatura segue baixa e não passa de 15°C.

Alerta

Uma forte corrente de jato nos baixos níveis da atmosfera (um corredor de vento ao redor de 1.500 metros de altitude) irá atuar no Rio Grande do Sul e preceder a chegada de uma nova frente fria.

Em conseqüência, o Rio Grande do Sul terá calor e que pode ser intenso em algumas cidades com vento Norte forte na sexta e antecipa-se cenário de alto risco de tempo severo no território gaúcho com previsão de novos eventos de chuva forte a torrencial, alta incidência de raios, vendavais e queda de granizo no final da semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE