Desenvolvida para aquecer as vendas no período em que se comemora a Independência do país, a Semana do Brasil 2020 começa hoje (3) e vai até o dia 13 próximo. Esta é a segunda edição do evento, que segue os passos da Black Friday.
Ela reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores. Ao todo, 83 associações varejistas aderiram ao movimento este ano.
Articulada pela Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom), em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a iniciativa tem como lema “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.
A Semana do Brasil é coordenada este ano pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Segundo números levantados pela Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%, enquanto as vendas no varejo presencial cresceram 11,3%.
O evento está marcado para acontecer tanto em lojas físicas e quando no e-commerce. Segundo o Governo Federal, a Semana do Brasil 2020 já conta com a parceria de 83 associações do comércio varejista. São esperados milhares de comércios com ofertas no período de promoções, mas os organizadores ainda não divulgaram a lista de lojas participantes. Da mesma forma, também não foi revelado o valor dos descontos, que deve variar de acordo com cada loja.
Em 2019, a campanha contou com 2.800 lojistas incluindo redes famosas. Em 2020, a organização aponta que diversas lojas menores deverão participar também em marketplaces, como Amazon e Mercado Livre. A lista completa de estabelecimentos será divulgada na página oficial do evento.
Consumidores interessados em receber promoções diretamente por e-mail podem se cadastrar na página oficial da campanha.