Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Semana da Pátria: Chegada do Fogo Simbólico será no dia 24 de agosto

Neste ano, a Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim escolheu Leonir Lando como patrono, e a entidade homenageada é o Colégio Franciscano São José, que completou 100 anos

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
14/08/2023 16:04 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Liga de Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim, que tem na presidência Bernardo Rieder, finalizou a programação da Semana da Pátria 2023. O Fogo Simbólico chega em Erechim no dia 24 de agosto, e às 8 horas acontece cerimônia no 13º Batalhão de Polícia Militar.

Neste ano, o patrono é Leonir Lando e a entidade homenageada é o Colégio Franciscano São José, que neste ano de 2023, completou 100 anos.

Os temas da Semana da Pátria são:

Nacional: Centenário da Morte de Rui Barbosa;

Estadual: Centenário da Revolução Assisista;

Municipal: Centenário da Morte de Rui Barbosa;

A abertura da Semana da Pátria será no dia 1º de setembro, às 9 horas na Praça da Bandeira

O patrono

Leonir Antônio Lando, nasceu em 22 de abril de 1950 em Erechim, é casado com Salete Marlene Lando, pai de três filhos e avô de cinco netos.

Iniciou as atividades profissionais como mecânico no ano de 1966 na antiga União Erechim de Transportes Ltda, que mais tarde tornou-se Unetral S/A, onde trabalhou até 1988.

Após, criou a empresa Mecânica Leonir Lando Ltda, encerrando as atividades profissionais em abril de 2021, após 55 anos de trabalho.

Sempre vivendo em Erechim trabalhou na comunidade Estrela da Saúde no bairro Rio Tigre, atuando como presidente e membro da diretoria, ajudando na construção do patrimônio da comunidade.

No tradicionalismo é sócio remido do CTG Sentinela da Querência. Foi membro da patronagem do CTG Espora de Prata; Criador e Fundador do Grupo de Artes Nativas Laçando o Rio Grande e foi o idealizador da Carreta do Agasalho, arrecadando roupas, calçados, e utensílios, que eram distribuídos às pessoas carentes da cidade.

A Carreta do Agasalho foi realizada por sete anos consecutivos. Na sua primeira edição foram arrecadados pouco mais de cinco mil itens, chegando a 105.650 itens já na terceira edição. Foi considerada uma das maiores ações sociais no município de Erechim na década de 1990.

Em 1997 iniciou na 19 ª Região Tradicionalista sendo vice coordenador por dois anos. Após, foi coordenador por sete mandatos, e em seguida foi Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho por mais dois anos.

Nesse período realizou duas inter-regionais do ENART, o 48º Congresso Tradicionalista do MTG em Erechim.

Em agosto de 2004 foi feito o acendimento da chama crioula no CTG Recanto dos Tauras, e essa foi distribuída a todas as regiões tradicionalistas do Estado, para a comemoração da Semana Farroupilha,

Também organizou a 1ª Cavalgada de longa distância da 19ª Região Tradicionalista, conduzindo a Chama Crioula para o 49º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Bagé. Ao longo desse trajeto em cada parada para almoço e pernoite foi plantado uma muda de Ipê amarelo, arvore símbolo de Erechim.

Leonir Lando teve participação ativa em todos os eventos artísticos, culturais e campeiros oficiais do MTG.

A entidade homenageada

O Colégio Franciscano São José, é a entidade homenageada. Neste ano de 2023, completa 100 anos de atuação. Em 19 de março de 2023, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, abriram as portas de uma pequena casa alugada, para iniciar o Colégio que foi dedicado ao grande patriarca São José.

Com este centro educativo, há um século, chegava às famílias de Erechim e região a bênção da ciência e da formação integral para seus filhos, se acendia uma luz para não mais se apagar.

Ano após ano, o Colégio foi crescendo, enfrentou inúmeros desafios, dificuldades pequenas e grandes, superadas com tenacidade e confiança. Muitas transformações, vários nomes, a ampliação do espaço físico, por si só privilegiado pela exuberância e localização, um prédio próprio para a Educação infantil e o Centro poliesportivo imponente, inúmeras melhorias internas e externas evidenciam sua identidade e excelente ação pedagógica nesta história, hoje secular.

Sempre atento aos sinais dos tempos, e com suas portas abertas a todos, manteve acesa sua luz, seu ideal claro e definido, seu amor à arte sagrada de educar. Carregado de vitalidade, de carisma e bênçãos de Deus, o Colégio São José foi educando gerações e foi cenário de vida, esforços, responsabilidade e esperança.

Mais que um sistema de ensino, o Colégio São José sempre foi centro de formação integral, templo da cultura, manancial de espiritualidade, base para a promoção da vida e formação de cidadãos sólidos, líderes, solidários e conscientes do papel que lhes cabe na construção da família e da sociedade justa, ética e humanizada. Gerações de homens e mulheres foram marcados positivamente e assimilaram o verdadeiro sentido da vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE