Semana da Alimentação destaca caminhos sustentáveis por comida de verdade para todos

O evento busca promover a reflexão e o diálogo sobre práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e acessíveis a toda população.

Por Redação VL Publicado em 07/10/2025 20:22 - Atualizado em 07/10/2025 21:23

Rodas de conversa, seminários, feiras, mostras e ações culturais fazem parte da programação da 23ª Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 13 e 19 de outubro, em diversos municípios do Estado. O evento busca promover a reflexão e o diálogo sobre práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e acessíveis a toda população.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Neste ano, o tema central é “Desafios e caminhos sustentáveis por comida de verdade para todos”, alinhado à proposta do Dia Mundial da Alimentação 2025, que celebra os 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Com o lema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, a FAO propõe a união global para garantir segurança alimentar e construir sistemas agroalimentares mais sustentáveis.

A abertura oficial da Semana será no dia 13 de outubro (segunda-feira), das 13h30 às 17h, no Auditório da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. A programação contará com mesa de abertura, lançamento de e-book, relatos de experiências na alimentação escolar e um painel temático com Francisco Milanez e Gabriela Kapim, encerrando com coffee break do Sesc.

Já no dia 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, ocorre o Seminário “Desafios e Caminhos Sustentáveis por Comida de Verdade para Todos”, no Auditório da Emater/RS-Ascar, também em Porto Alegre, das 13h30 às 17h.

Encerrando as atividades, no dia 19 de outubro (domingo), o Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, sediará a Praça de Segurança Alimentar, com exposição de produtos, oficinas, apresentações e atividades abertas ao público. As entidades e grupos interessados em participar podem inscrever atividades até 3 de outubro, pelo link https://acesse.one/PracadeSAN.

Segundo a extensionista e nutricionista da Emater/RS-Ascar Leila Ghizzoni, o objetivo da Semana é fortalecer o debate sobre a produção, distribuição e consumo de alimentos, com foco na sustentabilidade e nas mudanças climáticas. “Queremos garantir o direito humano à alimentação e nutrição adequadas, com comida produzida de forma saudável e livre de ultraprocessados, alcançando também as famílias em situação de insegurança alimentar, especialmente após as recentes enchentes no Estado”, destaca Leila.

Além das atividades em Porto Alegre, a Semana da Alimentação contará com programações regionais promovidas pela Emater/RS-Ascar e parceiros em todo o Estado. Entre elas, destacam-se rodas de conversa sobre alimentação saudável em Bagé, Caçapava do Sul e Uruguaiana; oficinas e demonstrações culinárias em Manoel Viana e Aceguá; o IV Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales, em Lajeado; e o Concurso Gastronômico Sabores da Comunidade, em Liberato Salzano. Em Ibirubá, haverá o Dia de Campo Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar, no dia 22 de outubro, como parte do Programa Terra Forte.

A Semana da Alimentação é uma realização conjunta de diversas entidades que compõem a Comissão Organizadora, formada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-RS), Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região (CRN-2), Emater/RS-Ascar e Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Fesans).