Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Semana da Alimentação celebra segurança alimentar em tempos de pandemia

Neste ano, a Semana da Alimentação acontece de 12 a 18 de outubro.

Assessoria
por  Assessoria
09/10/2020 21:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Solidariedade para o enfrentamento à situação de insegurança alimentar causada pela pandemia da Covid-19 é um dos objetivos a ser discutido, neste ano, durante a Semana da Alimentação, que comemora o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que define uma temática para cada ano.

No RS, todos os anos é realizada a Semana da Alimentação com muitas atividades e debates. Neste ano, a Semana da Alimentação acontece de 12 a 18 de outubro e é organizada pela Emater/RS-Ascar, conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/RS) e o Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional (Fesans/RS) e o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), com a colaboração de outras entidades.

Com a temática “Segurança Alimentar e Nutricional: estratégias e ações integradas em tempos de pandemia”, a Semana da Alimentação faz um chamamento para a solidariedade de ajudar as pessoas mais vulneráveis, através de estratégias e ações integradas, apoiando e valorizando os verdadeiros ‘heróis da alimentação’, os agricultores e trabalhadores do campo, que garantem que os alimentos cheguem da terra à mesa de todos.

A extensionista rural social e nutricionista Leila Ghizzoni avalia que o isolamento/distanciamento social provocado pelo novo coronavírus pode ser considerado uma oportunidade de inovar e reconstruir as relações de compra e venda de alimentos, a exemplo da plataforma de comercialização Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) desenvolvida pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), conectando agricultores e cooperativas e agroindústrias da agricultura familiar a consumidores gaúchos. “É preciso também repensar a distribuição dos alimentos através dos programas sociais e das iniciativas de solidariedade”, avalia Leila.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 13/10, às 15h, abertura da semana e às 16h, Seminário CRN-2.
  • Dia 14/10, 13h30, evento de lançamento do livro "Resgate cultural alimentar do município de Serafina Correa II".
  • Dia 15/10, 13h30, Dia de Campo sobre produtos derivados de origem animal, promovido pela Emater/RS-Ascar na região de Ijuí. Já às 16h, tem Roda de conversa virtual sobre "Educação alimentar e pandemia: ações estratégicas".
  • Dia 16/10, às 14h, o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade promove Fórum Microrregional de Segurança Alimentar.
  • Dia 16/10, às 16h, evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação: Os rumos da Segurança Alimentar na pandemia, abordando ainda a lei de doação de alimentos, citando a experiência prática da lei de doação de Caxias do Sul. Também haverá lançamento da cartilha sobre doação de alimentos, com participação da Emater/RS-Ascar.
  • Dia 18/10, das 10h às 16h, Praça virtual de Segurança Alimentar Nutricional (SAN), com diversas atividades online.
  • Dia 23/10, com início às 13h30, Emater/RS-Ascr é uma das entidades promotoras do Seminário Semana da Alimentação envolvendo os municípios do Regional de Erechim.

Antecipando as comemorações da Semana, o Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Lajeado na segunda-feira (12/10), durante a Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado, que ocorre sempre às segundas-feiras, das 15h às 18h30, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel -, no bairro Americano.

“O feriado será uma oportunidade para que os consumidores possam adquirir alimentos variados, como frutas e hortaliças, além de produtos diversos de agroindústrias familiares, quando os clientes receberão material informativo sobre plantas aromáticas e condimentares para levar para casa”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andreza Girelli. Além do material, os feirantes distribuirão amostras de plantas aromáticas e condimentares para o público. “Tudo planejado de acordo com os protocolos de saúde relativos à pandemia de Covid-19”, observa Andreza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE