Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Semana começa com sol e frio no RS

Nesta segunda, a previsão indica grande amplitude térmica com frio cedo da manhã e calor durante a tarde. As mínimas deste domingo podem se repetir

Metsul
por  Metsul
02/04/2023 19:21 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A semana começa com sol e grande amplitude térmica em todo o Rio Grande do Sul. Mesmo que com mínimas superiores ao domingo, o amanhecer ainda será frio nesta segunda-feira.

No entanto, ao longo do dia, as temperaturas sobem. No período da tarde, o calor deve aparecer, especialmente na região Noroeste. Haverá uma grande diferença entre as mínimas e as máximas do dia.

Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 29°C.

Temperatura deste domingo deu gostinho de inverno

O Sul do Brasil amanheceu neste domingo com um gostinho de inverno em algumas de suas cidades de maior altitude dos três estados da região, o que era antecipado pela MetSul ainda no final da semana passada. A temperatura desceu à casa de 0ºC em Santa Catarina e 3ºC no Rio Grande do Sul na madrugada.

Massa de ar frio e seco associada a um centro de alta pressão trouxe frio de inverno no começo deste domingo em cidades de maior altitude. As mínimas ficaram abaixo dos 5°C em Vacaria, Soledade, São José dos Ausentes, Getúlio Vargas e Bom Jesus.

Um grande número de municípios teve as suas menores mínimas do ano até agora, como é normal ocorrer nesta época em que gradualmente começa a esfriar. Um centro de alta pressão estava na madrugada de hoje sobre o Sul do Brasil, o que garantiu tempo aberto no começo do dia. Com céu claro ou de escassa nebulosidade sob um perfil seco da atmosfera, o resfriamento noturno foi acentuado e a temperatura declinou bastante.

A massa de ar frio que chegou ao Sul do Brasil entre a sexta e sábado foi impulsionada por um ciclone extratropical intenso no Atlântico e que, ao passar por rápido aprofundamento, atingiu a condição de bomba meteorológica ou ciclone bomba, a uma grande distância da costa. O centro deste ciclone na manhã deste domingo estava cerca de dois mil quilômetros a Sudeste da costa gaúcha O ciclone distancia-se para a Leste e Sudeste e sua influência no tempo vai gradualmente cessar no Sul do Brasil nos próximos dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE