Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Educação

Segundo Weintraub não há registros de gaúchos impactados por erro no Enem

O chefe da pasta garantiu as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (21).

GZH
por  GZH
20/01/2020 10:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entre 5 mil e 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 devem ter sido afetados pelo erro gráfico que gerou falha na correção das provas, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (20).

O chefe da pasta disse que não há gaúchos afetados e garantiu as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (21).

No exame, são feitas quatro provas distintas, com cores diferentes, e cada uma delas tem um gabarito. A falha deste ano consiste na incompatibilidade de identificação do candidato e da respectiva cor da prova feita por ele. Os arquivos teriam chegado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com divergência, ou seja, o aluno fez a prova de uma cor, mas a nota foi corrigida com base no gabarito de outro teste.

De acordo com Weintraub, o impacto é baixo, já que afeta 0,1% dos mais de 5 milhões de inscritos no exame:

— Estatisticamente, o número é pequeno, mas, individualmente, temos que respeitar as pessoas. Peço desculpas pelo susto.

O ministro da Educação disse ainda que a falha ocorreu devido a uma falha mecânica da máquina impressora. Em determinados momentos, ela “engasgava” e isso causava o descolamento da prova com seu devido gabarito. Na entrevista, ele afirmou que os erros estão restritos a quatro cidades de Minas Gerais.

— Os problemas estão concentrados em Minas Gerais, o pessoal do Sul (Rio Grande do Sul) pode ficar tranquilo — pontuou.

Sobre a inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre nesta terça-feira (21), o ministro comunicou que não há motivo para adiar o prazo.

Nas redes sociais, Inep anunciou que apenas mensagens enviadas até as 10h desta segunda-feira serão analisadas

O governo deixou de receber reclamações de participantes sobre as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Nas redes sociais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que apenas mensagens enviadas até as 10h desta segunda-feira (20) serão analisadas.

O novo prazo contradiz promessa do presidente do Inep, Alexandre Lopes, feita no sábado (18), quando o governo confirmou que havia candidatos que receberam as notas erradas do Enem.

Lopes havia afirmado que todas as reclamações encaminhadas até segunda, sem limite de horário, seriam analisadas. Dessa forma, o governo Bolsonaro pode deixar de analisar casos com inconsistências na nota.

Segundo o Inep, o prazo irá expirar para que a equipe técnica tenha "tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE