Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Segunda remessa de vacinas da Pfizer/Biontech chega ao RS

O novo lote da Pfizer será empregado para avançar a imunização do grupo das comorbidades na capital.

Ascom/SES
por  Ascom/SES
10/05/2021 21:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pouco depois das 19h30 desta segunda-feira (10/5), pousou em Porto Alegre o avião trazendo a segunda remessa de vacinas da Pfizer/Biontech. São 69.030 doses, das quais 35.837 serão distribuídas aos postos de saúde da capital para aplicação imediata, e as 33.193 restantes serão mantidas em superfreezers emprestados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) até a próxima distribuição.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O novo lote da Pfizer será empregado para avançar a imunização do grupo das comorbidades. Neste primeiro momento, os imunizantes serão utilizados apenas em Porto Alegre, assim como a primeira remessa de vacinas deste laboratório que chegou ao Estado na última semana. As vacinas ficam na capital por questões de logística e armazenamento porque precisam ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80ºC.

Cerca de 33 mil doses serão mantidas em superfreezers cedidos por universidade - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

No próximo mês, devem chegar lotes da Pfizer para distribuição ao interior do Estado. A Secretaria da Saúde (SES) e outros órgãos do governo do Estado realizam tratativas com universidades para o auxílio no armazenamento em superfreezers.

Com esse novo lote, o Rio Grande do Sul soma 5 milhões de doses recebidas e 3,4 milhões de doses aplicadas. Cerca de 1 milhão de pessoas já concluíram o esquema vacinal com as duas doses de alguma das três fabricantes que estão sendo aplicadas no Estado (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE