Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Rio Grande do Sul

Segunda-feira terá tempo instável e abafado no RS

Para o Alto Uruguai Sol a previsão é de sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, os termômetros variam entre 14ºC e 27ºC.

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
14/02/2021 21:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira, mas com nuvens e períodos de maior nebulosidade em que o céu fica nublado a encoberto na maioria das regiões. Ar quente e úmido segue atuando no Estado e, assim, proporciona instabilidade atmosférica.

Com isso, o território gaúcho terá mais um dia de chuva na maioria das regiões. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade é maior da tarde para a noite. A chuva é irregular e mal distribuída, porém pontos isolados terão pancadas fortes com ocasionais temporais de vento e granizo. Será outro dia abafado.

As mínimas rondam os 15ºC em São José dos Ausentes e os 14ºC em Erechim. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29ºC em Santa Cruz e 30ºC em Uruguaiana.

Para o Alto Uruguai Sol a previsão é de sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, os termômetros variam entre 14ºC e 27ºC.

Múltiplos tornados foram registrados na região da Lagoa dos Patos no domingo. Os tornados sobre a água (trombas d’água) foram observados em municípios como Tavares e Mostardas. Os fenômenos não causaram danos ou vítimas. Em uma situação bastante rara de se observar e mais comum de se ver nos Estados Unidos e em ondas de trombas d’água no Mar Mediterrâneo, chegaram a ser observados dois tornados simultâneos, um ao lado do outro, no interior do município de Mostardas.

Na mesma localidade, foram vistas múltiplas nuvens funis ao mesmo tempo, mas não é possível dizer que foram as responsáveis por gerar os tornados duplos observado. Desde a semana passada, o Rio Grande do Sul vem registrando uma frequência muito alta de tornados, nuvens funis e trombas d’água.

Não são fenômenos incomuns no verão, entretanto a frequência com que vem se observado nos últimos dias é rara de se ver. Na última semana, tornados e trombas foram avistados no interior de Camaquã e na Lagoa dos Patos em São José do Norte. Isso está diretamente associado ao padrão atmosférico que vem se observando na região com ar tropical quente, úmido e instável com áreas de baixa pressão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE