Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fernando Genro
Segurança

Segue a falta de médicos legistas no posto do IML em Erechim

Corpos precisam ser levados para Carazinho, Soledade e Passo Fundo para realização do exame necropsia em cinco dias da semana.

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
06/02/2023 19:24 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A falta de médicos legistas em Erechim já um problema antigo, mas nos últimos anos a situação tem se tornado ainda mais grave, com apenas um profissional que atua duas vezes na semana.

Desta forma o Instituto Geral de Perícias (IGP), precisa muitas vezes enviar os corpos de pessoas que morrem em situação como homicídios ou acidentes de trânsito, para outras cidades da região norte, como Carazinho, Soledade e Passo Fundo, para que seja realizado o exame de necropsia.

Segundo o coordenador do IGP na região, Ricardo Durks, o problema é semelhante em outras partes do estado, tendo que órgão ter necessidade de deixar fechados de forma temporária, locais que faziam o atendimento, devido à falta de profissionais legistas.

Conforme o coordenador, está em fase de preparação um edital de concurso público para a contratação de médicos legistas, tendo profissionais da região como foco, mas o concurso deve acontecer no segundo semestre 2023, com início das atividades apenas em 2024.

Além da falta de médico legistas o IGP também registra a falta de outros profissionais em várias áreas, principalmente peritos que precisam trabalhar em regime de escala nas unidades.

Erechim atualmente conta com apenas um médico legisla, além de outras duas equipes de médicos, peritos e técnicos em um posto avançado. Mas segundo a entidade, seriam necessárias três equipes para atender toda a demanda, que vem de 40 cidades da região.

A situação do IGP em Erechim, foi debatida nesta semana em uma reunião da AMAU, em que o presidente da instituição, destacou que irá ao governo do estado buscar três novos médicos legistas para que o atendimento seja realizado de forma diária em Erechim.

Veja a reportagem em vídeo logo abaixo: 

Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE