Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretários de Educação da AMAU participam do Fórum da UNDIME/RS

O evento teve mais de 1.000 participantes entre gestores, equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais de Educação, profissionais da área educacional do RS, SC, PR, e de outros estados do Brasil.

Imprensa Amau
por  Imprensa Amau
28/04/2023 11:02 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A cidade de Novo Hamburgo, no Teatro Feevale, sediou de 25 a 27 de abril o Fórum Estadual Ordinário da Undime/RS e Fórum da Região Sul. O evento teve mais de 1.000 participantes entre gestores, equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais de Educação, profissionais da área educacional do RS, SC, PR, e de outros estados do Brasil. A temática deste ano foi “Aprendizagem e Financiamento: Desafios da Educação Municipal”

A região do Alto Uruguai esteve presente com uma delegação em torno de 25 municípios, com secretários e equipes técnicas das secretarias de Educação.

Durante os três dias, foram debatidos temas como financiamento, regime de colaboração, tecnologia, educação infantil, primeira infância, alfabetização, educação inclusiva e neurociência. Foram vários painéis, sobre estes temas e troca de experiências entre os participantes.

Os participantes do evento puderam conferir atrações culturais como o espetáculo Coração Grande do Sul com alunos de 9 a 15 anos do programa de iniciação às artes do Sesi/RS de Santa Rosa, com espetáculo sobre à origem da história gaúcha.

De acordo com Sandra Betiatto, coordenadora titular do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Educação da AMAU (CONSEME), foi extremamente importante os temas abordados, pois “os desafios nos municípios são constantes, esses momentos de formação fortalecem e informam, assim os dirigentes terão mais condições de atuarem em seus municípios, traduz os anseios e necessidades, as preocupações e os desafios impostos à educação municipal de enormes disparidades relacionadas à educação e ao financiamento de políticas públicas cada vez mais equânimes e contextuais”.

A coordenadora titular do CONSEME, também fala sobre o atual quadro da educação: “Neste cenário que vivemos de instabilidada e, de incertezas, precisamos encontrar soluções em conjunto. E a formação continuada é a maneira de tentar encontrar possibilidades para soluções destas questões. São ações que precisam ser constantemente valorizadas e fomentadas. E a Undime faz esse papel de fortalecer os gestores dos municípios”.

Rosane Morgan, vice-presidente do CONSEME-AMAU acrescenta “A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986. Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. As formações são oportunidades para pensar/repensar as práticas educativas e os desafios das Secretarias de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE