Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução de TV
Política

Secretário-geral da Otan diz que membros concordam com adesão da Ucrânia à aliança

Jens Stoltenberg afirmou que há uma necessidade de criar um quadro que forneça garantias para a segurança do país

Redação O Sul
por  Redação O Sul
01/06/2023 14:16 – atualizado há 14 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, afirmou que todos os seus integrantes concordam que a Ucrânia se torne membro da aliança militar.

“Estamos nos movendo, aliados concordam que a Ucrânia se tornará um membro”, disse Stoltenberg nesta quinta-feira (1º), antes de participar de uma reunião informal com ministros das Relações Exteriores da Otan.

Stoltenberg afirmou que os países-membros da Otan estão ajudando a Ucrânia a entrar na organização e que está confiante de que haverá um consenso sobre um caminho para o país.

Além disso, o secretário-geral afirmou que há uma necessidade de criar um quadro que forneça garantias para a segurança da Ucrânia. No entanto, na semana passada, Stoltenberg declarou que a entrada da Ucrânia na Otan durante a guerra contra a Rússia “não está na agenda”.

Em abril, o secretário-geral da aliança militar visitou Kiev pela primeira vez desde o início do conflito. Na época, ele disse que o futuro da Ucrânia era ingressar na Otan e prometeu continuar o apoio ao país na guerra.

A expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram o presidente russo Vladimir Putin a invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022.

De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan concordaram que a Rússia não pode vetar o crescimento da aliança e que, quando a guerra acabar, é necessário garantir que o “padrão de agressão russa” pare.

Suécia

Além da possibilidade de uma futura entrada da Ucrânia na Otan, Stoltenberg disse que a aliança precisa progredir na adesão da Suécia à organização.

A Suécia assinou o protocolo de adesão, junto com a Finlândia, em julho de 2022. Enquanto os suecos aguardam aprovação de todos os membros da aliança, os finlandeses ingressaram formalmente na organização em abril.

O governo da Suécia disse aguardar que Turquia e Hungria ratifiquem a entrada do país na aliança. O secretário-geral da Otan afirmou que viajará a Ancara para discutir com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a aprovação da Suécia.

“Falei com o presidente Erdogan no início desta semana e também viajarei para Ancara em um futuro próximo para continuar a abordar como podemos garantir a adesão mais rápida possível da Suécia”, disse.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE