Secretaria Municipal de Educação conclui formação em Alfabetização com seminário de compartilhamento de práticas

Formação envolveu professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos e foi concluída com seminário de compartilhamento de práticas.

Por Comunicação PME Publicado em 17/12/2025 20:31 - Atualizado em 17/12/2025 21:28

A Secretaria Municipal de Educação de Erechim concluiu, nesta semana, um importante percurso formativo voltado à Alfabetização, destinado a professores que atuam nos 2º anos do Ensino Fundamental e a coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas Municipais. A iniciativa teve como objetivo qualificar as práticas pedagógicas, fortalecer o trabalho docente e assegurar que todas as crianças avancem de forma consistente no processo de leitura e escrita.

A formação foi conduzida pela professora Luciana A. T. de Oliveira, que destacou que o planejamento do percurso formativo partiu da análise de dados de avaliações internas e externas da rede municipal. Segundo ela, os resultados evidenciaram desafios relacionados à consolidação do sistema de escrita alfabética, à fluência e à compreensão leitora. “Diante desse cenário, a Secretaria, por meio do Setor Pedagógico, investiu em uma formação continuada estruturada, com foco em estratégias didáticas comprovadamente eficazes, capazes de apoiar o trabalho dos professores e o acompanhamento pedagógico realizado pelos coordenadores”, explicou.

Ao longo do ano, foram realizados cinco encontros formativos presenciais voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entre os temas abordados estiveram situações didáticas fundamentais de leitura e escrita, a diversidade de saberes como vantagem pedagógica, a leitura pela criança e a escrita pela criança. Ao todo, participaram da formação 30 profissionais da rede municipal, entre professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, fortalecendo o trabalho coletivo e o alinhamento das práticas pedagógicas nas escolas.

Para a coordenadora pedagógica da EMEF Dom Pedro II, professora Liziane Kielb, a formação possibilitou reflexões profundas sobre o processo de alfabetização. “Foi possível compreender a alfabetização como um processo que envolve especificidades próprias, superando concepções que reduzem o ensino da leitura e da escrita a práticas mecânicas ou à simples decodificação. Pensar a leitura e a escrita com as crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos e críticos, fortalece uma prática mais significativa e conectada às suas experiências”, afirmou.

O encerramento do percurso formativo foi marcado pela realização do I Seminário de Compartilhamento de Práticas em Alfabetização das Escolas Públicas Municipais de Erechim, realizado nas dependências do SIME – Sindicato dos Municipários. O evento constituiu-se em um espaço de valorização das experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano, permitindo que cada escola apresentasse suas práticas exitosas em alfabetização e promovendo a troca de saberes entre os profissionais da rede.

A professora Letícia Pilotto, da EMEF Paiol Grande, ressaltou a importância da formação para o cotidiano em sala de aula. “A formação oferecida pela SMEd contribuiu diretamente para a aprendizagem das crianças. As discussões sobre as etapas da aquisição da leitura e da escrita permitiram identificar dificuldades e avanços, respeitando as especificidades de cada estudante. Além disso, a troca de experiências entre os docentes ampliou e qualificou minha metodologia de ensino”, destacou.

O seminário reuniu os participantes para momentos de reflexão coletiva sobre os avanços alcançados, os desafios ainda presentes e os caminhos possíveis para a qualificação contínua do processo de alfabetização no município. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a aprendizagem dos estudantes, a formação permanente dos profissionais da educação e a construção de uma educação pública cada vez mais equitativa e de qualidade.

Fotos: SMEd PME